Mesa Diretora convida para o lançamento virtual, que será transmitido ao vivo pela TV Web. Ferramenta busca ampliar e facilitar o acesso da população ao trabalho legislativo

A partir desta quinta-feira (12), às 15h, o cidadão do Distrito Federal inicia uma nova etapa em seu relacionamento com o Legislativo local. O Novo Portal da Câmara Legislativa chega com visual mais limpo e navegação mais fácil para quem deseja se informar sobre os assuntos em debate na Casa, pesquisar leis e projetos ou assistir, ao vivo, aos debates no plenário, comissões e audiências públicas.

O lançamento será transmitido pela TV Web CLDF, e a Mesa Diretora convida parlamentares, imprensa e população a conhecerem as novas funcionalidades. Após a exibição de um vídeo explicativo, o presidente e o vice-presidente da Casa, deputados Rafael Prudente (MDB) e Delmasso (Republicanos), farão em plenário a virada de chave do portal.

“Ao aprimorarmos as ferramentas de comunicação com o cidadão, ampliamos o espaço democrático de discussão e de participação”, destaca Prudente. Já Delmasso, responsável pelas coordenadorias de Informática e de Comunicação da Casa, ressalta que a capital federal será presenteada com “um portal inovador, transparente e de fácil acesso”.

Dentre as inovações, o primeiro destaque é a responsividade. Agora o Portal da CLDF se adapta à tela do seu celular ou tablet. Acessibilidade também foi prioridade no trabalho de elaboração da ferramenta, o que resultou em opções para aumento do tamanho das letras, do contraste e a possibilidade de leitura por parte de softwares para pessoas com deficiência visual.

Navegar pelas páginas da CLDF está mais fácil e rápido. A nova arquitetura da informação e a reconfiguração da homepage facilitaram, por exemplo, o acesso ao trabalho das Comissões Temáticas – que agora contam com menu exclusivo – e aos perfis dos deputados, que passam a ser exibidos com destaque na página principal. Documentos mais acessados, tais como Ordem do Dia e Diário da Câmara Legislativa, contarão com links de acesso rápido. Serviços como Ouvidoria, Portal SEI, e-Democracia, Portal Dados Abertos e a TV Web CLDF estão facilmente acessíveis.

O novo portal vai permitir maior interação com as redes sociais da Casa. Além de trazer atalhos para os perfis da CLDF no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Flickr, as notícias produzidas poderão ser compartilhadas direto do portal. Com a atual ferramenta, os links de notícias não tinham visualização adequada no Facebook e no WhatsApp, o que dificultava o debate público sobre a atuação da Câmara Legislativa em suas atividades de legiferação, fiscalização e representação.

Portal de Transparência e Agência de Notícias

Com uma ferramenta de internet atualizada, a CLDF vai poder lançar projetos para estreitar sua relação com a população. O primeiro a ser inaugurado será o Portal da Transparência, um espaço onde todas as informações financeiras e de atuação legislativa serão mostradas de forma atraente e mais intuitiva, com uso de gráficos gerados a partir dos sistemas de dados da Casa.

Os projetos seguintes serão a criação da página da Agência CLDF, com notícias e conteúdos multimídia, e a ampliação da participação popular no Legislativo por meio de uma página onde o cidadão poderá avaliar as proposições legislativas em tramitação. Os novos projetos serão desenvolvidos por servidores da Coordenadoria de Modernização de Informática (CMI), da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), e do Comitê de Gestão da Informação Digital (CGID), em parceria com empresa contratada por pregão eletrônico.

Ferramenta democrática e de transparência

O primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Iolando (PSC), felicitou os envolvidos na reformulação do Portal da Câmara Legislativa, cuja versão atual está em operação desde 2012. “Com certeza a nova ferramenta trará maior condições de visibilidade sobre o andamento de todos os projetos apresentados pelos deputados na Câmara, são informação indispensáveis para todos os cidadãos, de transparência e qualidade no parlamento”, afirma o parlamentar.

Já o segundo-secretário, Robério Negreiros (PSD), parabeniza todos os membros da Mesa Diretora da CLDF “por mais esta conquista, voltada à acessibilidade e à transparência, para todos os servidores e população em geral”.

Jaqueline Silva (PTB), terceira-secretária da Câmara Legislativa, espera que a população possa acompanhar ainda mais de perto o trabalho dos parlamentares através do novo portal e que participe de forma mais ativa na democracia do DF. “É tão importante esse contato direto com a população! Que os cidadãos se sintam mais próximo das elaborações das leis e do nosso trabalho. Que possamos corresponder com transparência aos anseios da sociedade”, pondera a deputada. (dfmobilidades)

Fonte: https://www.tudooknoticias.com.br/