Atividades foram de orientação geral sobre a saúde do homem e aplicação de testes | Foto: Divulgação/SES

Com 123 pessoas atendidas, foram ofertados testes para detectar HIV, sífilis e hepatite B, além de aferição de pressão arterial e glicemia.

Com o foco na saúde do homem e na prevenção do câncer de próstata – campanha Novembro Azul –, a Unidade Básica de Saúde 1 (UBS 1) do Riacho Fundo promoveu, neste sábado (21), uma ação aberta à comunidade.

Foram atendidas 123 pessoas, com a realização de 80 testes de HIV, 80 de sífilis e 80 de hepatite B, além de 100 aferições de pressão arterial e 100 testes de glicemia. O trabalho contou com apoio da administração da cidade.

A ação ocorreu de 8h às 12h na Praça Pública Japonês, com oferta de teste rápido para sífilis, HIV e hepatite B; verificação de pressão arterial e glicemia; entrega de kits com máscaras e álcool gel; orientação sobre a saúde do homem; encaminhamento para pacientes sintomáticos para exames complementares e cadastro domiciliar.

Testes e encaminhamentos

De todos os testes realizados, quatro foram positivos para sífilis. Os pacientes já saíram orientados e com a receita para iniciar tratamento correto já na segunda-feira (23). Todos os testes de hepatite B e HIV foram negativos. Seis pacientes com sintomas de câncer de próstata foram encaminhados para investigação e exames complementares, e um recebeu encaminhamento para averiguar suspeita de tuberculose.

Além dos serviços oferecidos, houve café da manhã em alusão ao Dia da Consciência Negra. A ação da região de saúde Centro-Sul contou com o apoio da Administração Regional do Riacho Fundo I.  Com informações da SES.

Da redação do Portal de Notícias da Rádio Tribuna FM Brasília