Os Cuidadores de idosos recebem apoio do Creas de Ceilândia DF - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Os Cuidadores de idosos recebem apoio do Creas de Ceilândia DF

  Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília Conversas on-line ajudam aqueles que se dedicam a cuidar da terceira idade. O Centro de Referência Es...

 

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Conversas on-line ajudam aqueles que se dedicam a cuidar da terceira idade.

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Ceilândia oferece, desde setembro deste ano, atendimento on-line a famílias e à rede de apoio a idosos 

Francisca Eronildes Oliveira, 43 anos, se divide entre a função de autônoma e dona de casa com a de cuidadora voluntária de Rosalina Batista, 91 anos. Ela é vizinha da idosa, que perdeu o marido há dois meses e não tem parentes para dar assistência. A função de Francisca – fundamental para garantir a qualidade de vida de Rosalina – exige responsabilidade, mas ela não está sozinha.

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Ceilândia oferece, desde setembro deste ano, atendimento on-line a famílias e à rede de apoio a idosos. Os encontros de 1h30 ocorrem uma vez por mês, à noite. O objetivo é dar apoio àqueles que dedicam seu tempo as pessoas da terceira idade, como é o caso de Francisca e mais 21 pessoas.

“Eu aprendo muita coisa. A gente acha que nossa vida é difícil, mas tem muita gente que enfrenta situações mais difíceis”, comenta Francisca. “Além da dona Rosalina, também cuido da minha sogra, que é idosa. As conversas me ajudam muito a lidar com elas no dia a dia”, garante a moradora de Ceilândia.

Eu aprendo muita coisa. A gente acha que nossa vida é difícil, mas tem muito gente que enfrenta situações mais difíceis. Além da dona Rosalina, também cuido da minha sogra, que é idosa. As conversas me ajudam muito a lidar com elas no dia a diaFrancisca Eronildes de Oliveira, cuidadora de idosos

Responsável pelos encontros virtuais, Amanda Campina lembra que antes da pandemia do novo coronavírus, os atendimentos aconteciam de forma presencial. “Percebemos que havia uma fragilidade envolvendo o cuidador. Eles lidam com os desafio e emoções que é dar essa assistência aos idosos”, explica a psicóloga.

“A conversa on-line é uma continuação do trabalho social que já é desenvolvido na unidade. É um espaço para acolhimento, reflexão, compartilhamento de experiências e conhecimentos que tragam qualidade de vida para o cuidador. Também é uma estratégia de enfrentamento à falta de preparo e suporte nos cuidados do ambiente familiar”, acrescenta Amanda Campina.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, ressalta que a equipe do órgão teve o cuidado de adaptar os serviços socioassistenciais neste período de pandemia. “É fato que a assistência social é imprescindível neste momento que enfrentamos a Covid-19. As pessoas que procuram as nossas unidades, geralmente, estão em situação de vulnerabilidade, ou seja, são as que mais precisam dos serviços”, reforça a titular da pasta.

O Creas é uma unidade pública de assistência social que atende as pessoas e famílias (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres) que estão vivendo situações de violência ou violação de direitos. As unidades recepcionam, acolhem as pessoas, fortalecem vínculos familiares e comunitários, disponibilizam informações sobre direitos e viabilizam acesso a outros serviços, benefícios e programas. O objetivo é auxiliar as pessoas a superar as violências sofridas ou a diminuir os danos causados por elas.
 
Os serviços ofertados nos Creas são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. O atendimento pode se dar por meio de encaminhamento da rede socioassistencial e de outras políticas públicas, dos órgãos de defesa de direitos, bem como, a população pode procurar o serviço diretamente nas unidades.      
 
Para saber mais informações sobre o atendimento das unidades, basta clicar aqui.

GALERIA DE FOTOS

Cuidadores de idosos recebem apoio do Creas de Ceilândia

As informações são da Agência Brasília
Da redação do Portal de Notícias da Tribuna FM Brasília

E-mail: noticiadf@gmail.com 

Nenhum comentário

Pixel