Cuidado com Golpe do WhatsApp! Bandidos se passam por pesquisadores da Saúde para clonar WhatsApp - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Cuidado com Golpe do WhatsApp! Bandidos se passam por pesquisadores da Saúde para clonar WhatsApp

Criminosos fingem que vão passar um código de confirmação por SMS e pedem o número, que na verdade, concede a troca de celular do perfil. O ...


Criminosos fingem que vão passar um código de confirmação por SMS e pedem o número, que na verdade, concede a troca de celular do perfil.

O golpe que ganhou notoriedade no início da pandemia de Covid-19, no qual criminosos se passavam por pesquisadores do Ministério da Saúde para coletar dados de vítimas e clonar o WhatsApp, voltou a aparecer. Aproveitando o retorno do assunto à pauta, com o crescimento dos casos da Covid-19 em todo o país e o consequente aumento do interesse da população, estelionatários fingem fazer uma pesquisa sobre o novo coronavírus enquanto tentam garantir acesso a conversas privadas de seus alvos.

O estelionato pode ocorrer tanto por ligação como diretamente pelo WhatsApp. O criminoso entra em contato, pede para confirmar algumas informações e, ao final, diz que a vítima receberá um SMS com um código que deve ser informado para finalizar a pesquisa. Esses números, no entanto, são a confirmação de que o dono da conta pretende trocar o perfil para outro aparelho.

Apesar de parecer elaborado, esse mesmo golpe vem sendo aplicado há algum tempo pelo país, mas com diferentes roupagens. “No começo do ano era a mesma coisa, mas com voucher de restaurante, agora também pode aparecer como lista para a vacina, mas o modo de operação é sempre o mesmo”, explica o coordenador de Repressão a Crimes contra o Consumidor, Ordem Tributária e Fraudes (Corf), da Polícia Civil do DF (PCDF), delegado Wisley Salomão.

A principal dica para evitar esse tipo de golpe é nunca passar qualquer informação ou códigos recebidos por SMS a quem quer que seja. O próprio Ministério da Saúde, informa que não pede dados pessoais nem doações ou transferências em dinheiro. Qualquer ligação da pasta será feita pelo número 136 ou 00136.

O que fazer?

Caso o alvo do golpe acabe caindo na lábia do criminoso, há algumas providências que precisam ser tomadas. “O estelionatário passa a ter acesso a todas as conversas e grupos, e começa a pedir pagamentos ou depósitos. O mais importante é avisar, nas redes sociais, que passou por essa situação. Isso impede que amigos e familiares façam qualquer transferência”, destaca Wisley Salomão.

Confira abaixo dicas para tentar recuperar a conta:

Confira abaixo dicas para tentar recuperar a conta:

Já pelo lado de quem recebe a mensagem pedindo dinheiro, o ideal é confirmar de alguma outra forma que o parente ou amigo realmente precisa do depósito. “Ligue, sem ser pelo WhatsApp, para o número da pessoa. Olhe bem para quem será enviado o dinheiro, seja por Pix ou TED, e também retire a pessoa de qualquer grupo que ela esteja”, aponta Salomão.

A diretora de redação do Metrópoles, Lilian Tahan, foi alvo dos golpistas nessa quarta-feira (3/3) e fez um alerta em suas redes sociais:

Dinheiro dificilmente é recuperado

Conforme destaca o chefe da Divisão de Repressão aos Crime Cibernéticos (DRCC) da PCDF, delegado Giancarlos Zuliani, esse não é um caso isolado. “São centenas de ocorrências que recebemos. É o que mais se registra”, pontua.

Apesar de o registro ser importante para que a Polícia Civil consiga identificar os golpistas, ele avisa que é difícil alguém recuperar o dinheiro que transferiu. “A chave é não cair. Às vezes, conseguem achar a conta dessas pessoas [os golpistas] e tem R$ 5 mil para dividir entre 30 vítimas. Como que faz?”, questiona.

E se engana quem imagina que esse tipo de estelionato seja simples. De acordo com o delegado, há uma grande subdivisão de tarefas. “Tem a pessoa responsável por captar dados, tem a outra que recruta laranjas para depositar o dinheiro, outra que coordena a operação, além daquela que manda mensagem ou liga para a vítima”, detalha Giancarlos Zuliani.

Nenhum comentário

Pixel