Ex-deputado e ex-prefeito Adhemar Santillo morre aos 81 anos em Anápolis nesta terça-feira,9. Alego decreta luto oficial - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Ex-deputado e ex-prefeito Adhemar Santillo morre aos 81 anos em Anápolis nesta terça-feira,9. Alego decreta luto oficial

    O ex-prefeito e ex-deputado Adhemar Santillo, de 81 anos, morreu nesta terça-feira, 9 de março, em Anápolis. Ele estava internado com um...

  

O ex-prefeito e ex-deputado Adhemar Santillo, de 81 anos, morreu nesta terça-feira, 9 de março, em Anápolis. Ele estava internado com um quadro clínico de embolia pulmonar, sequela da covid-19. No domingo, 7, ele estava em sua residência quando começou a sentir-se mal, com falta de ar. Foi encaminhado para uma unidade hospitalar na cidade de Anápolis e ali permaneceu internado. Adhemar havia testado positivo para covid-19 três meses atrás.


O corpo será velado no Cemitério Memorial Park a partir das 18 horas, na saída para Joanápolis.

Em razão do falecimento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), decretou luto oficial por três dias. “Nós lamentamos muito o falecimento do ex-deputado Adhemar, grande político e representante da cidade de Anápolis. Minha solidariedade aos familiares, amigos e conterrâneos. Em nome do Poder Legislativo, estamos decretando luto oficial de três dias”, disse, no início desta tarde, o presidente Lissauer Vieira.

Irmão de Henrique Santillo (que foi governador do Estado de 1987 a 1990 e morreu em 2002), Adhemar foi deputado estadual na 7ª Legislatura, de 1971 a 1975, e deputado federal por três mandatos, de 1975 a 1987. Licenciou-se da Câmara Federal, em 83, para assumir a Secretaria de Educação do Governo de Iris Rezende, na primeira gestão. Em 1985 candidatou-se a prefeito de Anápolis, sagrando-se vitorioso. No Governo de Henrique Santillo, seu irmão, foi secretário de Governo (1989-1990) e novamente disputou a Prefeitura de Anápolis em 1997, a qual administrou até 2001.

Ao longo de sua vida escreveu vários livros. O último "Da Colônia de Cocais aos Palácios", publicado em 2016, Adhemar Santillo aborda fatos políticos fundamentais da história goiana do século passado, inclusive da passagem de seu irmão, Henrique Santillo, pela política do Estado.

Em julho de 2013, Adhemar Santillo concedeu entrevista à TV Assembleia, onde falou sobre sua atuação enquanto deputado estadual e o momento político que o País vivia. Um pouco dessa entrevista foi compilada pelo Portal de Notícias da Alego e pode ser conferida aqui.

Ele era proprietário da Rádio Manchester, de Anápolis, e o programa apresentado diariamente por ele na emissora foi comandado ontem e hoje pelo radialista Lucivan Machado.

Adhemar deixa a esposa Onaide Silva Santillo (que também já foi deputada estadual) e três filhos: André Luiz, Luiz Augusto e Cláudio.

Agência Assembleia de Notícias/https://www.apoliticaeopoder.com.br/

Nenhum comentário

Pixel