O STF fixa tese sobre competência em ações de insolvência civil envolvendo interesse da União - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

O STF fixa tese sobre competência em ações de insolvência civil envolvendo interesse da União

  A tese do recurso paradigma julgado em setembro passado foi fixada na última sessão virtual. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ...

 

A tese do recurso paradigma julgado em setembro passado foi fixada na última sessão virtual.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou a tese de repercussão geral resultante do julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 678162 (Tema 859), em que foi decidido que compete à Justiça estadual julgar ações de insolvência civil que envolvam interesse da União, de entidade autárquica ou de empresa pública federal.

No recurso, a União sustentava que a regra constitucional abrangia apenas falência e, por esse motivo, caberia à Justiça Federal o processamento de demandas relativas à insolvência civil. Prevaleceu, no julgamento de mérito realizado anteriormente, o entendimento de que o termo “falência” deve ser interpretado como expressão genérica, que inclui as diversas modalidades de insolvência, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.

Tese

A tese de repercussão geral fixada foi a seguinte: “A insolvência civil está entre as exceções da parte final do artigo 109, I, da Constituição da República, para fins de definição da competência da Justiça Federal”.

VP/AD//CF

Leia mais:

25/09/2020 - Competência para julgar ações de insolvência civil é da Justiça estadual

 

Fonte: STF

Nenhum comentário

Pixel