Um Projeto de Vanderlan que permite compra de vacinas pelo setor privado pode entrar na pauta do Senado na próxima semana - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Um Projeto de Vanderlan que permite compra de vacinas pelo setor privado pode entrar na pauta do Senado na próxima semana

Projeto de Vanderlan que permite compra de vacinas pelo setor privado pode entrar na pauta do Senado na próxima semana Senador goiano solici...


Projeto de Vanderlan que permite compra de vacinas pelo setor privado pode entrar na pauta do Senado na próxima semana
Senador goiano solicitou que o PL 1033 seja analisado na reunião de líderes de segunda-feira e seja colocado em pauta para debates do Colegiado

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) usou a tribuna virtual do Senado Federal, nesta quarta-feira (31), para solicitar a inclusão na pauta da Sessão Plenária da próxima semana, do PL 1033/2021, que visa permitir que empresas públicas e privadas comprem vacinas contra a Covid-19 e doem 50% ao SUS,.

De acordo com Vanderlan, a Lei 14.125, promulgada no último dia 10 de março, autoriza que empresas privadas comprem diretamente a vacina para combater o Covid-19, porém 100 % das doses devem ser doadas ao SUS até que a vacinação do grupo prioritário seja finalizada. Porém, o senador defende que as expectativas do Plano Nacional de Imunização não foram atingidas e que, até o momento, pouco mais de 8% da população brasileira foi vacinada.

“Nós precisamos abrir novas frentes para acelerar a vacinação contra a covid-19 no Brasil. A cada dia, batemos novos recordes de mortes e estamos beirando hoje quase 4 mil vidas perdidas em 24 horas. O tempo urge e precisamos agir. O nosso objetivo é permitir que empresas públicas e privadas possam comprar vacinas diretamente dos laboratórios para imunizar os seus funcionários e doar 50% das doses adquiridas ao SUS. É uma contribuição ao setor público, pois desafogará o sistema”, explicou.

Sobre a oferta de vacinas no mercado nacional e internacional, Vanderlan ponderou que é necessário agir com antecipação. “Se não tiver vacina, as empresas não poderão comprar, mas se tiver, e a produção, sabemos, está aumentando, o projeto já estará aprovado e as empresas poderão comprar e contribuir com a vacinação. Não vamos precisar partir do zero”, salientou.

O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, avaliou como “contemporâneo” o projeto do senador Vanderlan e disse que o tema será levado à reunião de líderes da próxima segunda-feira.

“O projeto de Vossa Excelência é um projeto contemporâneo, um projeto atual, em razão da situação nova de que há uma garantia de doses de vacinas contratadas ao longo deste ano para atender a população brasileira prioritária, mas é preciso alguns cuidados para preservar o Plano Nacional de Imunização. Mas é muito apropriado o seu projeto, a sua ideia, e, certamente, será debatida na reunião de líderes partidários da próxima segunda-feira”, disse Pacheco.
Comunicação senador Vanderlan Cardoso
  
Elizeth Araújo - 62 99686-9484
Leandro Arantes - 62 98520-5393
Patrícia Pinheiro - 61 98411-0230

Nenhum comentário

Pixel