Operação DF Livre de Carcaças contempla região do Itapoã - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Operação DF Livre de Carcaças contempla região do Itapoã

  Ação tem sido essencial para operações do GDF com foco no combate à dengue  A operação DF Livre de Carcaças foi executada pela primeira ve...


 Ação tem sido essencial para operações do GDF com foco no combate à dengue 

A operação DF Livre de Carcaças foi executada pela primeira vez no Itapoã, nesta quarta-feira (14). Com esse trabalho, chega a 189 o número de carcaças retiradas das ruas do Distrito Federal neste ano. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ação integra a série de medidas adotadas pelo GDF para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Na última semana, a Secretaria de Saúde (SES) anunciou que houve o decréscimo de 72,6% no número de casos de dengue neste ano, até a Semana Epidemiológica 25.

“Esta é uma operação essencial para as ações de segurança nas regiões administrativas, pois incide diretamente na sensação de segurança da população, mas também é uma ação que está alinhada aos direcionamentos da Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle [SDCC] das ações de enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e se vale de parcerias com diversos órgãos do GDF | Foto: Divulgação/SSP

Todo o material recolhido é levado para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER). No local, os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções na água parada e fazem o controle vetorial.

Para a secretária executiva de Políticas Públicas, Meire Mota, a ação conjunta tem sido essencial na redução dos casos das arboviroses no DF. “A operação DF Livre de Carcaças já mudou o cenário da saúde da nossa população, pois contribuiu de forma fundamental para diminuir os casos de dengue em 2021 em mais de 80%”, lembra. “Além disso, melhorou a segurança e qualidade de vida das pessoas nas cidades. Estamos trabalhando para aumentar e aperfeiçoar   a cobertura da operação”. 

Ação conjunta e estratégica

Participam da DF Livre de Carcaças as secretarias de Cidades, Executiva de Políticas Públicas e DF Legal, o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde (SES), além da Secretaria de Segurança Pública e membros titulares da Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também atuam junto às equipes. O Itapoã é a 22ª região a receber as equipes. “Fazemos o recolhimento do material a partir do mapeamento realizado nas regiões. Desde o início da ação, em fevereiro de 2020, já retiramos 642 carcaças das ruas”, explica o coordenador dos conselhos de segurança da SSP, Marcelo Batista.

A identificação dos carros é feita pelos conselhos comunitários de segurança (Consegs). “Somado ao apoio dado pelas administrações regionais e a população, a participação dos Consegs na identificação desses materiais é essencial para a continuidade da ação”, valoriza Batista.
 
O coordenador explica que é possível a população contribuir com a identificação desses materiais. Para isso, basta enviar um e-mail para o Conseg, com informações que facilitem a localização dos entulhos. “Mas é importante estar atento quanto às características desse material que será informado, pois deve ter características como material abandonado, carro aberto e vidros quebrados, por exemplo. O veículo em boas condições, mas estacionado em local indevido, não pode ser recolhido”.

Para o administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim, a operação era uma demanda da população. “Já sentimos a diferença na cidade com a ação de hoje. Enquanto as equipes removiam os carros, a população aplaudia. Só posso agradecer a todos os envolvidos”, diz.

Da redação com informações da Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário

Pixel