Page Nav

HIDE
Sexta, Maio 30

Pages

Samambaia tem mutirão para atualização do Cadastro Único

  Cerca de 50 famílias foram atendidas no mutirão, algumas levadas por lideranças comunitárias,, Administração Regional e Conselho Tutelar |...

 


Cerca de 50 famílias foram atendidas no mutirão, algumas levadas por lideranças comunitárias,, Administração Regional e Conselho Tutelar | Foto: Divulgação/Sedes

Ação social no Cras Samambaia Expansão foi em comemoração ao aniversário da cidade e atendeu cerca de 50 famílias.

Em comemoração à semana de aniversário de Samambaia, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Samambaia Expansão promoveu mutirão para inclusão e atualização dos dados do Cadastro Único. Cerca de 50 famílias foram atendidas.

“A inscrição válida e atualizada no Cadastro Único é pré-requisito à concessão de mais de 30 benefícios, serviços e programas nacionais. Por isso, damos prioridades a essas ações”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

O Cadastro Único no Distrito Federal é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e é pré-requisito para as famílias em vulnerabilidade social receberem benefícios federais e distritais, como o Bolsa Família e o DF sem Miséria.

Para continuar recebendo os auxílios, o usuário deve atualizar o Cadastro Único a cada dois anos ou, em caso de alteração nos dados, como mudança de endereço, telefone, integrantes da família, e escola frequentada pelas crianças e adolescentes.

Agente social responsável pelo atendimento às famílias no Cras Samambaia Expansão, Fernanda Silva pontua a necessidade de realizar ações como essa para que os usuários não fiquem sem receber auxílio do Estado.

“Esses mutirões são importantes para dar uma celeridade à atualização do Cadastro Único. Nós atendemos muitos usuários que tiveram os benefícios suspensos por falta de atualização dos dados”, conta.

Cerca de 50 famílias foram atendidas no mutirão, algumas levadas por lideranças comunitárias,, Administração Regional e Conselho Tutelar | Foto: Divulgação/Sedes

Marta (nome fictício, pois a cidadã preferiu não se identificar) foi uma das usuárias atendidas no Cras Samambaia Expansão na manhã desta sexta-feira. “Esse mutirão ajuda a comunidade a tirar dúvidas, saber quais os documentos preciso para fazer o cadastro”, diz.

As equipes socioassistenciais atendem, em média, 30 pessoas diariamente. Segundo a gerente da unidade, Ana Luzia Dias de França, foram atendidas no mutirão pessoas em vulnerabilidade social levadas por lideranças comunitárias e por órgãos como Administração Regional de Samambaia e Conselho Tutelar.

“Este é o segundo mutirão que realizamos desde que a unidade voltou a funcionar presencialmente, no fim do ano passado. É uma forma de aproximar os serviços socioassistenciais da comunidade de Samambaia”, destaca a gerente do Cras Samambaia Expansão.

Único é pré-requisito à concessão de mais de 30 benefícios, serviços e programas nacionais, como o Bolsa Família e o DF Sem Miséria. Por isso, damos prioridades a essas ações. Hoje, a Sedes também tem parceria com a Secretaria de Justiça para a oferta do serviço em algumas unidades do Na Hora”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Da redação com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF

Nenhum comentário

Pixel

Sudamericana Fase de Grupos 6ª Rodada 28.05.2025 – 4ª Feir...

Goiás é destaque em exames genéticos para prevenção ao cânce...

Ibaneis Rocha e Celina Leão estão ajustando suas estratégias...

CONMEBOL Libertadores 2025 Fase de Grupos 6ª Rodada 28...

Abertas as inscrições para vivência profissional do RenovaDF

Ministra Edilene Lôbo debate participação feminina na Semana...

Cura que brota do chão: Farmácia Viva do DF produz medicamen...

Saúde discute papel da Vigilância Hospitalar em eliminação d...

Pronto-socorro do Hospital Regional de Sobradinho é revitali...

GRS Pedra Azul promove 2º Seminário Regional do SINAN e refo...