A Comissão geral trata do atendimento pelo SUS no Instituto de Cardiologia - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

A Comissão geral trata do atendimento pelo SUS no Instituto de Cardiologia

  Foto: Sílvio Abdon/CLDF A Comissão Geral sobre o ICTDF foi proposta pelo deputado Jorge Vianna Por iniciativa do deputado Jorge Vianna (Po...

 


Foto: Sílvio Abdon/CLDF

A Comissão Geral sobre o ICTDF foi proposta pelo deputado Jorge Vianna

Por iniciativa do deputado Jorge Vianna (Podemos), a sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quinta-feira (25) foi transformada em comissão geral – quando o plenário, além dos parlamentares, recebe convidados – para tratar dos serviços aos usuários do SUS oferecidos pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, que incorporou a palavra “Transplantes” ao nome e cuja sigla agora é ICTDF.

“O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que atende cerca de 95% dos pacientes com doenças cardiovasculares da Capital. Também é um centro de excelência de transplantes de coração, fígado, rim e medula óssea”, resumiu o parlamentar ao abrir o evento. Vianna disse ainda que a comissão geral era uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre a unidade, que atua em Brasília há 14 anos.

Aproveitando a presença do secretário de Saúde, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, o distrital cobrou a execução dos recursos destinados por meio de emendas parlamentares ao ICTDF. Vianna cumprimentou ainda os profissionais de todos os setores que atuam no hospital e pacientes que receberam transplantes de órgãos presentes à Casa.

Pafiadache, por sua vez, lembrou que veio do ICTDF para comandar a pasta de Saúde do Distrito Federal e disse que irá envidar todos os esforços para que o instituto “tenha vida longa”. Também destacou os resultados positivos do hospital para o SUS, citando transplantes e outros procedimentos realizados na unidade. “Coração, criança e transplante são o objetivo da instituição”, afirmou, observando que o GDF vai se empenhar em assegurar um local definitivo para o instituto, que hoje funciona no Hospital das Forças Armadas.

Já Maria Valda César, superintendente do ICTDF desde janeiro deste ano, destacou a “gestão transparente” implantada no hospital. Ela salientou que 95% dos atendimentos, em todas as áreas, são realizados por meio do SUS. Lembrou a crise que acompanhou a instituição no ano passado e frisou que, mesmo nos tempos mais difíceis, “a equipe não abandonou o barco”. Hoje, segundo a gestora, a situação é diferente: “A folha de pagamento está em dia e não há atraso nas cirurgias”.

Sucesso em transplantes

Representando os transplantados, Elaine Cristina da Costa Gomes, que recebeu um coração há seis anos, fez um relato emocionado de sua relação com o ICTDF, onde, em suas palavras, foi acolhida e continua recebendo acompanhamento. Vítima de doença de Chagas, ela contou que, após o novo órgão, tem vivido com qualidade. Enquanto Gaby Gonçalves, que recebeu novos rins há oito anos, após três anos de hemodiálise, resumiu o sucesso da operação: “Hoje sou corredora de rua e faço meia maratona”.

Transplantada renal, a adolescente Tainá Rodrigues Vasconcelos, 16 anos, leu um texto em que descreveu sua história com o instituto, falou da volta às atividades do dia a dia e do desejo de voltar a praticar caratê. Também revelou que o relacionamento com o hospital a fez se decidir pela enfermagem como futura profissão.

Médicos, enfermeiros e gestores que atuam no instituto relataram as atividades desenvolvidas em suas áreas de especialidade e o sucesso dos tratamentos e procedimentos – alguns pioneiros – que alcançam pessoas de todas as idades: crianças, adolescentes e adultos.

O resultado foi atestado por Ana Patrícia de Paula, do Ministério da Saúde. Ela afirmou que o órgão “reconhece a importância do ICTDF, que atua em duas áreas de alta complexidade, extremante necessárias ao atendimento da população”. Também evidenciou que, nos últimos quatro anos, 7 mil procedimentos cirúrgicos foram realizados na unidade.

O deputado Guarda Jânio (Pros) participou da comissão geral e elogiou os profissionais de todos os setores do ICTDF que se dedicam à saúde da população. O parlamentar garantiu apoio ao instituto. Enquanto a deputada Arlete Sampaio (PT) enviou mensagem cumprimentando a equipe do hospital.

Da redação do Portal de Notícias da Tribuna FM Brasília, com informações da Agência CLDF

Nenhum comentário

Pixel