O Metrô-DF: campanha Projeto Guarda-Chuva Compartilhado - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

O Metrô-DF: campanha Projeto Guarda-Chuva Compartilhado

  Crédito campanha: Asley Ribeiro/Metrô-DF e Maria Luiza Munhoz/Metrô-DF Metrô-DF destina guarda-chuvas para uso dos passageiros Projeto Gua...

 


Crédito campanha: Asley Ribeiro/Metrô-DF e Maria Luiza Munhoz/Metrô-DF

Metrô-DF destina guarda-chuvas para uso dos passageiros

Projeto Guarda-Chuva Compartilhado volta a beneficiar passageiros no período de chuva. São usados os objetos esquecidos no sistema e não procurados pelos donos


(Brasília, 11/11/2021)
 – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) lançou nesta quinta-feira (11) a segunda edição do Projeto Guarda-Chuva Compartilhado. O objetivo é emprestar guarda-chuvas que foram esquecidos nos trens e nas estações, oferecendo mais conforto ao usuário em seu caminho depois de deixar o sistema, durante o período de chuvas.

Serão usados no projeto 125 guarda-chuvas, que foram esquecidos nos trens e nas estações e que não foram recolhidos no prazo de 180 dias. Pela norma do Metrô-DF, esse é o período em que um objeto esquecido pode ficar armazenado no Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (PCOAP), localizado na Estação Galeria dos Estados. Depois, ele pode ser doado, reciclado ou direcionado para descarte ambientalmente correto.

Nesta edição, os recipientes com os guarda-chuvas ficarão expostos em local visível em três estações: Terminal Samambaia, Ceilândia Centro e Galeria. Nesta quinta, os guarda-chuvas já foram deixados nas estações de Samambaia e Galeria. Amanhã (12) estarão em Ceilândia Centro também.




O projeto foi coordenado pela Gerência de Projetos Especiais do Metrô-DF e recebeu apoio da Fábrica Social, programa da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal, que identificou os guarda-chuvas com a serigrafia das marcas do Metrô-DF e da Fábrica. E é acompanhado de uma campanha educativa, com peças gráficas e vídeo, que serão exibidos nos monitores de TV dos trens e estações, no site e nas redes sociais. Com humor, a campanha é inspirada em cena do filme Between Showers (traduzido como Dia Chuvoso), protagonizado pelo personagem Carlitos, interpretado por Charlie Chaplin.

“Queremos chamar a atenção para a necessidade de compartilhar o objeto. Ou seja, usar e depois devolver nas estações para que outros passageiros também possam se beneficiar. Além disso, é importante alertar para que as pessoas busquem seus objetos perdidos no Metrô-DF”, explica Letícia Divina, gerente de Projetos Especiais.


O projeto foi justamente concebido a partir de uma ideia da agente de estação Maria de Lourdes Galvão, que, há mais 20 anos, trabalha no PCOAP. Guarda-chuvas são um dos itens mais esquecidos nas estações e trens do Metrô. Acostumada a ver tantos objetos amontoados e sem destinação, ela deu a ideia de colocá-los à disposição da população para que vários usuários tenham a chance de compartilhá-los.

“Como o guarda-chuva é um objeto barato, as pessoas não voltavam para buscar e eu via muita gente esperando passar a chuva pra ir pra casa; então pensei em devolver ao usuário o que era dele. Nosso objetivo não é doar as coisas perdidas, mas devolvê-las. Essa foi a melhor forma de devolver, deixar disponível para que as pessoas usem”, conta Maria de Lourdes.


Vídeo da campanha: (em anexo foto e cartaz)


Vídeo com a idealizadora da campanha, a agente de estação Maria de Lourdes Galvão:

Crédito campanha: Asley Ribeiro/Metrô-DF e Maria Luiza Munhoz/Metrô-DF

Da redação com informações da Assessoria de Comunicação
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
Governo do Distrito Federal
Avenida Jequitibá, lote 155
Águas Claras - Brasília - DF

Nenhum comentário

Pixel