Round Multidisciplinar na UTI do Hospital Estadual de Formosa auxilia na recuperação de pacientes - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Round Multidisciplinar na UTI do Hospital Estadual de Formosa auxilia na recuperação de pacientes

  Equipe em visita beira leito durante Round Multidisciplinar - Foto:Divulgação A equipe médica é form ada por diferentes especialidades que...

 


Equipe em visita beira leito durante Round Multidisciplinar - Foto:Divulgação

A equipe médica é formada por diferentes especialidades que realizam visitas à beira leito

Zelar pela qualidade dos atendimentos e alcançar altos índices de recuperação são alguns dos principais objetivos do Hospital Estadual de Formosa (HEF). Para isso, a unidade de saúde, por meio de seus profissionais, realiza visitas à beira leito - conhecidas como Round Multidisciplinar - para que as equipes médicas estudem os casos dos pacientes e estabeleçam condutas para diminuir o tempo de internação.

Desde o início dos atendimentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o HEF prioriza o acompanhamento diário de todos os internados. Pela manhã, o time de profissionais realiza visitas nos leitos para analisar os casos e estabelecer tratamentos individualizados.  O objetivo do Round é otimizar os atendimentos e ampliar a linha de ação de todas as especialidades da unidade.

“O Round Multidisciplinar é mais que uma visita aos leitos. Ele se tornou uma rotina, e todas as decisões de conduta são tomadas em round’s. Nós podemos dizer que esse trabalho em conjunto tem ajudado no aumento das recuperações e altas da UTI”, explica Richard Nascimento, coordenador de enfermagem do HEF.

A equipe multidisciplinar é composta por médicos plantonistas, médicos intensivistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e equipes da farmácia e nutrição. Eles são responsáveis pela análise do quadro clínico de cada enfermo. Por isso, durante as visitas, cada profissional de saúde faz uma avaliação minuciosa, dentro de sua especialização, e discute com os demais colegas como elevar o nível e a qualidade de internação dos enfermos.

Tratamento de qualidade

Os médicos intensivistas analisam o motivo da internação e, criteriosamente, estudam a patologia e os avanços das enfermidades. Os fisioterapeutas se preocupam, principalmente, com a parte respiratória. O objetivo destes profissionais é zelar pela evolução do paciente até que a respiração seja executada sem o uso de aparelhos.

A equipe de psicologia participa do Round Multidisciplinar acolhendo todo e qualquer desconforto emocional de quem está internado. Além disso, a escuta ativa destes profissionais motiva a rápida recuperação. Eles também fazem a ponte entre a resposta da pessoa internada ao tratamento e tranquiliza os familiares.

Outros atores importantíssimos nas visitas, os fonoaudiólogos, cuidam das vias áreas e da recuperação da deglutição - processo de engolir. Por outro lado, são os farmacêuticos que conectam estas especialidades e, em conjunto com os médicos, atuam na prescrição de medicamentos.

Os nutricionistas elaboram a “terapia nutricional”, que visa equilibrar os nutrientes e vitaminas necessárias para a recuperação do paciente. A Terapia Nutricional tem como objetivo usar as propriedades de cada nutriente, podendo ser via nutrição enteral - por meio de sondas-, ou parenteral, onde os complementos nutricionais são introduzidos pelas vias intravenosas.

Leitos

O HEF conta com 20 leitos UTI que foram implantados durante a fase mais crítica da pandemia. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, que administra o HEF, equipou o Hospital com bombas de infusão, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, eletrocardiógrafos e oxímetros.

“O HEF está em uma constante busca pelo aperfeiçoamento de suas técnicas. Unir os profissionais na área mais delicada da unidade reforça a nossa preocupação em prestar o atendimento com qualidade e preservar vidas”, afirma Vânia Fernandes, diretora da unidade.


Sobre o HEF

O Hospital Estadual de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Da redação com informações do Dario Vasconcelos da Agência ECCO

Nenhum comentário

Pixel