Page Nav

HIDE
Domingo, Julho 6

Pages

Barragem do Descoberto atinge sua capacidade máxima

  No final da tarde de ontem (13/01), o reservatório do Descoberto atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. A intensidade das chuvas dos últ...

 

No final da tarde de ontem (13/01), o reservatório do Descoberto atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. A intensidade das chuvas dos últimos dias contribuiu para que o manancial - responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população do Distrito Federal – vertesse quase um mês antes comparado ao último período chuvoso.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Gustavo Carneiro, o reservatório foi dimensionado para armazenar as águas excedentes dos meses de chuva, e utilizá-las como uma reserva estratégica de abastecimento da população nos meses de estiagem. Desse modo, é esperado que o reservatório atinja ou chegue perto de 100% do volume útil ainda durante o período das chuvas.

 

"Ao alcançar o seu volume máximo, as águas passam a fluir através da estrutura do vertedouro, e dali seguem o curso natural do rio Descoberto. Essa situação normalmente se repete a cada ano, conferindo maior segurança hídrica para o Distrito Federal", destaca o superintendente.

 

Apesar da crise hídrica que afetou diversas partes do país em 2021, os níveis dos principais reservatórios de abastecimento humano do DF – Descoberto e Santa Maria - se mantiveram dentro das projeções da Adasa para o período de estiagem, obedecendo as metas estabelecidas pela Agência na Resolução nº 08/2021, referente à curva de acompanhamento do volume útil dos reservatórios.

 

Além das chuvas, as ações de gestão dos recursos hídricos na bacia do Descoberto, por meio da regulação dos usos da água e do monitoramento hidrológico, têm sido fundamentais para garantir maior segurança hídrica no DF.

 

Apesar disso, a grande expansão populacional do DF nas últimas décadas exige a ampliação da infraestrutura hídrica. Assim, a entrada em operação do reservatório de Corumbá é necessária, para trazer mais tranquilidade para a população.

 

Diante disso, boas práticas de consumo de água devem ser mantidas.

  

Reservatório do Descoberto

 

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17 km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar um volume total de 103 milhões de m³.

 

Operado pela Caesb, o Lago Descoberto faz parte do sistema de distribuição que abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas. Enquanto o de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, lagos Sul e Norte, Sudoeste e Guará.

 

Da redação com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)

61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084

Nenhum comentário

Pixel

Estudantes conscientizam motoristas em blitzes educativas co...

Lago Norte ganha novo PEC com estrutura moderna e inclusiva

Saúde do DF recebe veículos do Ministério Público do Trabalh...

Hospital de Santa Maria eleva qualidade do atendimento mater...

Secretaria de Saúde divulga editais de cirurgias eletivas

Campeonato Brasileirão Série B | 15ª Rodada 04.07.2025 – 6ª...

Copa do Mundo Clubes - 2025 Quartas de Final 04.07.2025 –...

Minas anuncia a nomeação de mais 43 agentes socioeducativos ...

Saúde no interior: Governo de Minas anuncia R$ 3,6 milhões p...

Secretaria de Educação divulga resultado preliminar da seleç...