Page Nav

HIDE
Domingo, Julho 6

Pages

Cresce no DF, o número de socioeducandos aprovados em exame educacional

Foto: Jhonatan Vieira/Sejus Na última edição, 429 adolescentes fizeram as provas do Encceja PPL nas unidades de internação do DF. A educação...


Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

Na última edição, 429 adolescentes fizeram as provas do Encceja PPL nas unidades de internação do DF.

A educação é o principal instrumento para a ressocialização de adolescentes que cometeram atos infracionais. É por isso que o Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), estimula os socioeducandos a concluírem os estudos. Esse esforço tem mostrado resultados que podem ser vistos, por exemplo, no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL).

Do total de inscritos na última edição do Encceja PPL, 142 adolescentes conseguiram a certificação plena no exame, que representa 33% dos jovens inscritos | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

Na última edição, ano passado, 429 adolescentes fizeram as provas nas unidades de internação do DF nos dias 13 e 14 de outubro, sendo que 202 buscavam a conclusão do ensino fundamental e 227, a conclusão do ensino médio.

Do total de inscritos, 142 conseguiram a certificação plena no exame, o que representa 33% dos jovens inscritos. O percentual significa um avanço de 24% em comparação à edição anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Conseguimos fazer a aplicação das provas nas nove unidades de internação do DF. O nosso objetivo é que esses adolescentes e jovens tenham acesso a todas as oportunidades para trilhar um novo projeto de vida ao saírem do sistema”, defende a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O Encceja PPL possibilita aos estudantes avançar no processo de escolarização, corrigindo a distorção idade/série vivenciada pela maioria do público atendido pela política de socioeducação. As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas.

Da redação com informações da Sejus-DF

Nenhum comentário

Pixel

Estudantes conscientizam motoristas em blitzes educativas co...

Lago Norte ganha novo PEC com estrutura moderna e inclusiva

Saúde do DF recebe veículos do Ministério Público do Trabalh...

Hospital de Santa Maria eleva qualidade do atendimento mater...

Secretaria de Saúde divulga editais de cirurgias eletivas

Campeonato Brasileirão Série B | 15ª Rodada 04.07.2025 – 6ª...

Copa do Mundo Clubes - 2025 Quartas de Final 04.07.2025 –...

Minas anuncia a nomeação de mais 43 agentes socioeducativos ...

Saúde no interior: Governo de Minas anuncia R$ 3,6 milhões p...

Secretaria de Educação divulga resultado preliminar da seleç...