O Hospital Bom Jesus em Águas Lindas de Goiás, ganha novo centro cirúrgico para procedimentos eletivos - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

O Hospital Bom Jesus em Águas Lindas de Goiás, ganha novo centro cirúrgico para procedimentos eletivos

  Modernização da unidade faz parte do plano de melhorias adotado pela Prefeitura Municipal e ISAC Um moderno centro cirúrgico, preparado pa...

 


Modernização da unidade faz parte do plano de melhorias adotado pela Prefeitura Municipal e ISAC

Um moderno centro cirúrgico, preparado para atender a população de Águas Lindas de Goiás, será inaugurado no Hospital Bom Jesus, na quinta-feira, 03/03, às 9 horas. A reativação do espaço, que estava desativado há cerca de duas décadas, faz parte do processo de melhorias da unidade hospitalar adotado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas e pelo ISAC, Organização Social que faz a gestão compartilhada do hospital.


O novo centro levará o nome do Dr. Ubiratan Carneiro da Silva, médico pioneiro na cidade, ex-proprietário e responsável pela fundação do primeiro Hospital Bom Jesus no parque da Barragem, nome comum da cidade, antes de sua emancipação.




O hospital que era particular, foi comprado pelo município na gestão 2005 a 2008 em parceria com o governo estadual.


A solenidade de inauguração contará com a presença do prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, o vice-prefeito, Jorge Amaro, dentre outras autoridades. A primeira cirurgia já está marcada para o dia 4 de março, às 7 horas da manhã.  

Capacidade

No primeiro momento, o centro cirúrgico realizará os procedimentos de hérnia e de remoção da vesícula. A capacidade inicial do novo equipamento é de realizar 36 cirurgias por mês em pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde de Águas Lindas.

Posteriormente, serão incorporadas na rotina a realização de laqueaduras, vasectomias e cirurgias ortopédicas simples. “A implantação do centro cirúrgico vai ampliar de forma significativa a oferta desses procedimentos aos beneficiários do SUS [Sistema Único de Saúde] no município. O local terá à disposição toda a estrutura e equipes especializadas para realização dos procedimentos de maneira segura, qualificada e humanizada”, explicou George Silva, diretor geral do Hospital Bom Jesus.

Serviço de Hemoterapia

Um dos requisitos principais para o bom funcionamento de um centro cirúrgico é o suporte de hemoterapia. Por isso, o ISAC realizou a contratação de uma empresa que faça a retaguarda necessária para o fornecimento e armazenamento de bolsas de sangue que serão utilizados, quando necessários, nos procedimentos.

“A reserva de bolsa de sangues é necessária para possíveis transfusões durante as cirurgias. Com o suporte de hemoterapia o centro atende todos os rigorosos critérios de segurança aplicados pelo modelo de governança assistencial do ISAC”, revelou o médico Augusto Bucar, diretor técnico do Hospital Bom Jesus.

Jeito ISAC de cuidar

Desde o início da gestão ISAC, em julho de 2021, a unidade passou por mudanças significativas para melhorar a qualidade da assistência ofertada à população. Uma delas foi a reorganização de um espaço exclusivo para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19.

Nesse período, o Hospital Bom Jesus também ganhou uma reveladora digital de Raio X, que oferece maior agilidade e precisão diagnóstica em relação ao equipamento anterior. No setor de Eletrocardiograma, o hospital passou a emitir o laudo em até dez minutos, graças à contratação de um serviço especializado de Telemedicina.

A melhoria dos atendimentos tem gerado a busca de pacientes de outros municípios vizinhos a Águas Lindas ao Hospital Bom Jesus.

“Trabalhamos para modernização da estrutura, implantação de fluxos e protocolos bem definidos e acolhimento humanizado. O resultado alcançado em pouco tempo é uma assistência mais qualificada com humanização e segurança aos nossos pacientes. Isso tem atraído, inclusive, pacientes que residem em cidades vizinhas”, explicou George Lopes.

Satisfação do usuário

A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes atendidos na unidade. Em 2021, o Hospital Bom Jesus alcançou mais de 92% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.

Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.

Sobre o hospital

Com capacidade de realizar cerca de 600 atendimentos por dia, o Hospital Bom Jesus é um dos principais equipamentos de saúde de Águas Lindas de Goiás e região.

Ele atende casos de baixa e média complexidades e oferta os serviços de internação e pronto atendimento de urgência e emergência para covid-19, Ortopedia e Clínica Médica.

O Hospital funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, seguindo um modelo de governança assistencial que garante à população uma assistência humanizada, segura e de qualidade.
 
LogoLogo
Gestão de Comunicação
Telefone: (61) 9 9423-6753 // (61) 3547-8324
E-mail: comunicacao@isac.org.br | https://www.isac.org.br/
St. Comercial Sul Qd.09 Bloco C, Torre C Ed. Parque Cidade Corporate Sala 1001, Asa Sul

Nenhum comentário

Pixel