A Saúde promove o curso de reabilitação cardiorrespiratória para os fisioterapeutas da rede pública do DF, com o intuito de aprimorar o atendimento a pacientes no Pós-covid. Confira! - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

A Saúde promove o curso de reabilitação cardiorrespiratória para os fisioterapeutas da rede pública do DF, com o intuito de aprimorar o atendimento a pacientes no Pós-covid. Confira!

A Gerência de Serviços de Saúde Funcional (Gessf/Dasis) promove o Curso de Atualização em Reabilitação Cardiorrespiratória. Trata-se de capa...

A Gerência de Serviços de Saúde Funcional (Gessf/Dasis) promove o Curso de Atualização em Reabilitação Cardiorrespiratória. Trata-se de capacitação voltada para fisioterapeutas das atenções primária e secundária à saúde do Distrito Federal. A primeira aula ocorreu nesta quarta-feira (13). O objetivo é aprimorar o atendimento às pessoas com sequelas após serem infectadas pelo novo coronavírus. O curso tem duração de 20 horas, sendo 16 horas de aulas e quatro de atividades com discussão de casos clínicos. Estão participando cerca de 30 fisioterapeutas das sete regiões de saúde do DF.


O objetivo da capacitação é aprimorar o atendimento às pessoas com sequelas após serem infectadas pelo novo coronavírus.
Foto: Divulgação SES-DF

Com a medida, a Gessf espera oferecer cada vez mais assistência adequada aos pacientes nas atenções primária e secundária. A gerente da Pasta, Camila Medeiros, frisa que nem todo paciente se livra totalmente da covid após o teste negativo. “Cada vez mais são observadas e estudadas sequelas como fraqueza muscular e respiratória, fadiga e outros distúrbios”, comenta.
 
Camila Medeiros ressalta a importância da reabilitação pulmonar para o paciente. “Melhora a qualidade de vida e a saúde funcional, dá independência para realização das atividades diárias e permite o retorno às atividades laborais”, cita. A assistência também desafoga os leitos da rede pública, afirma a especialista.
 
A Gessf conta com o apoio da Associação Brasileira de Fisioterapia (Assobrafir) e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) para a realização do curso. A iniciativa, inclusive, visa também aproximar da rede pública pacientes portadores de doenças crônicas. A Gerência também cuida de pessoas com outras patologias que se apresentem por distúrbios respiratórios.


*Da redação com informações Willian Matos, da Agência Saúde-DF.

Nenhum comentário

Pixel