O GDF por meio do Projeto Empreendedor do Futuro oferece capacitação para jovens que desejam empreender. Confira! - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

O GDF por meio do Projeto Empreendedor do Futuro oferece capacitação para jovens que desejam empreender. Confira!

Permitir que jovens estudantes de escolas públicas assumam o protagonismo de suas vidas – para realizar seus sonhos e contribuir para o aten...

Permitir que jovens estudantes de escolas públicas assumam o protagonismo de suas vidas – para realizar seus sonhos e contribuir para o atendimento às necessidades de outras pessoas e sua comunidade – é um dos objetivos do projeto Empreendedor do Futuro, que apresentará aos alunos das escolas contempladas o empreendedorismo na teoria e na prática.
Resultado da parceria entre a Secretaria de Juventude (Sejuv) e o Sebrae-DF, a iniciativa atenderá mil alunos na faixa etária de 15 a 29 anos matriculados nas dez escolas públicas agraciadas pelo programa.
Projeto com intuito de estimular a experiência prática de elaboração de projetos e planos de negócios foi lançado nesta terça (26) com a presença de Zico | Fotos: Sejuv
Com o intuito de estimular a experiência prática de elaboração de projetos e planos de negócios, os alunos participarão de palestras, reuniões, gincanas, criação de vídeos e peças de comunicação visual. O objetivo é oportunizar o aprendizado sobre valores básicos e comportamentos associados a uma atitude empreendedora.
O projeto foi lançado nesta terça-feira (26), no Centro de Ensino Médio 1 do Guará, uma das escolas que receberá o projeto. Com mais de 700 alunos, o evento, que contou com uma programação repleta de atividades, ficou marcado pela presença do ex-jogador de futebol Zico.
Na ocasião, os estudantes puderam fazer perguntas e interagir com o ícone do futebol que, por sua vez, falou sobre a importância de não desistir daquilo que se acredita e empreender naquilo em que você gosta e faz com qualidade. “Fui jogador por anos e hoje ensino crianças a jogarem futebol por meio da minha escola de formação”, ressaltou.
Para o superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, “lançar esse projeto é muito importante, porque temos trabalhado intensamente para levar o empreendedorismo para os nossos jovens. E, quando falamos de empreender, é fomentar oportunidade de dias melhores. Temos nos preparado muito nos últimos três anos e agora vamos fazer um grande movimento de incentivo ao empreendedorismo juntamente com a Sejuv”.
O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Rodrigo Delmasso, contou sobre o surgimento do programa: “Esse projeto foi apresentado há um tempo pelo Sebrae e, à época, eu assumi o compromisso de viabilizar recursos por meio de emenda parlamentar. Em parceria com a Secretaria de Juventude, que desenvolveu muito bem toda a parte burocrática, o projeto tomou forma. E o desafio não parou por aqui: agora o objetivo é institucionalizar essa iniciativa para que se torne uma política pública”.
Por sua vez, a secretária de Juventude, Luana Machado, destacou a relevância do projeto. “O Empreendedor do Futuro é uma alternativa real e transformadora que podemos dar aos jovens do DF. O processo pelo qual cada aluno participante passará tem o poder de dar resultados não só na vida dele, mas para toda a comunidade na qual ele está inserido e isso é fantástico”.
O evento contou, ainda, com a presença de outras autoridades do Sebrae-DF e da administradora do Guará, Luciane Quintana.

Juventude empreendedora
Ana Júlia Galdino, de 15 anos, aluna do CEM 1 do Guará, tem o sonho de ser dona de uma loja de roupas e acessórios geek. E durante um bate-papo dentro da programação do evento, ela contou sobre as suas expectativas em participar do programa.
“Me sinto privilegiada em estar aqui vendo de perto o Zico, que é uma referência de sucesso, e poder fazer parte dos alunos que participarão desse projeto. Estamos muito animados com toda a programação que vai acontecer. Quero aprender tudo o que o Sebrae tem para ensinar para aplicar na minha loja e na startup que quero investir futuramente”, disse.
Davi Guilherme Duran, estudante do CEM 1 do Guará


Vascaíno de coração, Davi Guilherme Duran, 16 anos, também aluno da escola, brincou dizendo que estava vestido com a camisa do Flamengo em homenagem ao jogador de futebol e para entrar no clima do lançamento do projeto. Contou, também, sobre a sua empolgação em fazer parte das atividades que o Empreendedor do Futuro vai disponibilizar.

“Essa é uma oportunidade muito boa para todos que vão participar. Hoje já aprendemos que ser empreendedor é ser uma pessoa que tem iniciativa, que decide começar, e isso já abriu meus olhos. Gosto muito de gastronomia e quero aprender mais coisas que possam me ajudar lá na frente para quem sabe abrir meu negócio”, concluiu.

Da redação do Portal de Notícias Tribuna FM Brasília, com informações da Agência Brasília.

Nenhum comentário

Pixel