Delmasso quer Complexo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Delmasso quer Complexo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal

  Foto:   Rogério Lopes A proposta visa fortalecer a agricultura família e dar mais segurança aos produtores rurais O vice-presidente da Câm...


 
Foto: Rogério Lopes

A proposta visa fortalecer a agricultura família e dar mais segurança aos produtores rurais

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos-DF) é autor do projeto de lei que cria o Complexo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal. O objetivo é fomentar o investimento produtivo de capital nacional, ou estrangeiro na área da agricultura como um todo e agricultura familiar, na agropecuária regional e aumentar a competitividade das exportações.

Impulsionado pelas políticas macroeconômicas e políticas específicas para o campo, como o crédito rural, a agricultura de Brasília evoluiu com o aumento da exportação. Já sob o olhar interno, a força da agricultura brasiliense se deu pelo aumento da demanda interna e da urbanização. 

O aumento de produtividade trouxe diversos efeitos positivos para o DF, como o aumento da disponibilidade de alimentos, o que gera uma segurança alimentar, diminuição dos preços reais dos alimentos e o aumento do abastecimento interno. “Esse projeto vai contribuir muito com toda a população que depende das áreas rurais, e também as áreas com características rurais, para manter suas produções, como das hortaliças orgânicas, ” disse a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural do Lago Norte, Mônica Peres.

Segundo Delmasso, as áreas rurais desempenham diferentes funções no processo geral de desenvolvimento e ao longo desse processo, essas funções se modificam. “A função produtiva, antes restrita à agricultura, passa agora a abranger diversas atividades, como o artesanato, o processamento de produtos naturais, turismo rural e a conservação ambiental”, disse o parlamentar.  

De acordo com o projeto de lei, farão parte do Complexo de Desenvolvimento Rural as áreas rurais inseridas na APA Cafuringa, APA Descoberto, APA Gama, Cabeça de Veado e APA Lago Paranoá. A formação do complexo implicará na criação de novos produtos e novos serviços, associados a novos mercados. E essa é uma tentativa de reconstruir a agricultura não apenas no nível dos estabelecimentos, mas em termos regionais e da economia rural como um todo.

Da redação com informações da Ananda Moura da Comunicação Social do deputado

Nenhum comentário

Pixel