O Samba invade escolas de Ceilândia! Confira - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

O Samba invade escolas de Ceilândia! Confira

Tardezinha do Samba Vai à Escola, projeto que leva os saberes do samba a instituições de ensino de Ceilândia, chega ao CEM 02 na próxima seg...


Tardezinha do Samba Vai à Escola, projeto que leva os saberes do samba a instituições de ensino de Ceilândia, chega ao CEM 02 na próxima segunda-feira (23). A iniciativa é parte pedagógica do Festival Tardezinha do Samba, idealizada pelo músico e ativista cultural, Marcelo Café, e promove apresentações musicais, oficinas e palestras relacionadas ao samba aos alunos do CEF 11, CEF 27 e CEM 02.  

Segundo Café, a proposta é “unir ações educativas dedicadas à cultura afro-brasileira ao festival de samba, a fim de promover a fruição artística e provocar o debate acerca das relações étnico-raciais nas escolas de Ceilândia”. 

Para difundir esse conhecimento, Tardezinha do Samba Vai à Escola reúne um conceituado time de artistas e pesquisadores do gênero musical. Dentro da programação, os alunos têm acesso a oficinas de dança e de percussão; palestras e rodas de conversa sobre aspectos históricos, políticos e sociais ligados à Cultura Africana e Afro-Brasileira; além de apresentações musicais de consagrados grupos do Distrito Federal.  

O CEM 02 é a terceira escola a ser contemplada com o projeto, que já teve início no CEF 11 e CEF 27. Nessa temporada, haverá apresentação musical da dupla Véi Oeste e de Dudu Mano, para os alunos dos períodos matutino e vespertino, na segunda-feira (23). 

A partir de terça-feira (24), a programação ficará por conta da Oficina de Charme, com o coreógrafo e dançarino Petrônio Paixão. Durante três semanas, de terça a quinta-feira, os alunos terão a oportunidade de fazer a vivência musical da dança através dos passos de Charme. 

O encerramento do projeto no CEM 02 será no dia 10 de junho, com as palestras do pedagogo e especialista em políticas públicas de gênero e raça, Max Maciel, que falará sobre a importância das ruas; e da escritora Tatiana Nascimento, que abordará a cultura afro-brasileira na sociedade através de um panorama histórico. A programação de palestras, apresentações musicais e oficinas acontecem simultaneamente nas escolas de Ceilândia CEF 11, CEF 27 e CEM 02. 


Mais informações:

Lívia Rospantini
Assessora de imprensa
(61) 985858167


Déborah Minardi

Coordenadora de Comunicação

(61) 981300594


De 9 de maio a 9 de junho de 2022

Local:  CEF 11, CEF 27 e CEM 02, em Ceilândia

Nenhum comentário

Pixel