Sancionada lei da Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva! Confira - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Sancionada lei da Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva! Confira

  Aprovado na semana passada na Câmara Municipal por unanimidade, o texto foi proposto pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecn...

 


Aprovado na semana passada na Câmara Municipal por unanimidade, o texto foi proposto pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

A nova lei nº 9.145, de 05 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos foi sancionada nesta quarta-feira (11) e publicada no Diário Oficial do município (AQUI). Aprovado na semana passada na Câmara Municipal por unanimidade, o texto foi proposto pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal.

O secretário da pasta, Marcelo Feres, explicou que, a partir da sanção da lei, a Seduct irá realizar o processo seletivo para contratação temporária de mediadores e cuidadores para atuarem na rede municipal de ensino. O edital será publicado nos próximos dias no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) – AQUI. Também serão contemplados os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, 79 estagiários começaram a prestar apoio educacional às nossas crianças com necessidades especiais das escolas municipais neste mês de maio. Eles são estudantes dos cursos de Pedagogia, Fonoaudiologia e Psicologia”, disse Marcelo.

A Coordenadora da Educação Inclusiva, Carolina Carmo, afirmou que os acadêmicos são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho dos professores nas salas de aula. "Eles atuam na inclusão das crianças que precisam de auxílio nas salas de aula, intermediando nas questões sociais e comportamentais, nas atividades pedagógicas, nas limitações motoras ou de leitura nos diversos níveis escolares", explicou Carolina.

A rede municipal contava apenas com 41 acompanhantes aprovados em concurso de 2014 e eles desempenham a função do cuidador, ou seja, prestam atendimento aos alunos que necessitem de apoio no âmbito da alimentação, higiene, locomoção e atuação em todas as atividades escolares, visando atender suas necessidades básicas - fisiológicas, higiene e afetivas.

LEI – A nova lei prevê que os cuidadores tenham formação mínima em nível médio, com diploma e/ou certificado de conclusão de curso Técnico em Enfermagem ou Auxiliar de Enfermagem. Eles deverão oferecer suporte aos educandos com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento que não tenham autonomia para as atividades de alimentação, higiene e locomoção.

O texto também define as atribuições dos mediadores, que deverão apoiar os professores das salas de ensino regular, no desenvolvimento do planejamento pedagógico e nas atividades pedagógicas dos educandos público alvo da Educação Especial Inclusiva. Para concorrer à vaga, será necessário ter diploma e/ou certificado de conclusão em Licenciatura de Pedagogia.

Da redação com fonte do site: https://www.campos.rj.gov.br/

Nenhum comentário

Pixel