Os Servidores formados em Libras garantem melhor atendimento ao público surdo no DF! Confira - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Os Servidores formados em Libras garantem melhor atendimento ao público surdo no DF! Confira

  Quase 70 funcionários públicos receberam diploma de formação na língua de sinais nesta quarta-feira (1º). A Escola de Governo já formou ce...

 


Quase 70 funcionários públicos receberam diploma de formação na língua de sinais nesta quarta-feira (1º). A Escola de Governo já formou cerca de 300 alunos no curso

Atender deficientes auditivos sempre foi um desafio para a médica de tráfego do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Mirtes de Mello. A servidora de 51 anos já presenciou muito constrangimento por não conseguir se comunicar com o público surdo. “Muitas vezes, precisei escrever para entender e ser entendida”, conta.

Sessenta e seis formandos dos cursos básicos 1 e 2 receberam diploma em cerimônia realizada no auditório da Escola de Governo | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A busca por um atendimento mais inclusivo motivou Mirtes a se matricular na capacitação em Libras que a Escola de Governo (Egov) oferece a servidores públicos. Nesta quarta-feira (1º), a médica e outros 65 formandos dos cursos básicos 1 e 2 receberam diploma em cerimônia realizada no auditório da instituição.

Precisamos lançar um olhar acolhedor para realidades diferentes das nossas. É uma questão que vai além do social. Em termos práticos, o público surdo precisa receber atendimento tão eficiente quanto outro qualquer”

José Itamar Feitosa, secretário de Economia

Depois do curso, sinto que meu contato com o público ganhou muito em qualidade”, celebra a médica. “Outro dia mesmo, atendi um surdo que ficou tão feliz em ver que eu conseguia me comunicar por Libras que disparou a conversar. Precisei explicar que ainda estou aprendendo”, ela conta.

A Egov já capacitou cerca de 300 funcionários públicos na língua de sinais. No segundo semestre, a instituição lançará a formação na plataforma Educação a Distância (EAD). A expectativa é que a modalidade não presencial alcance mais servidores.

“A gente preza muito por capacitações que promovam a inclusão. E o curso de Libras, nesse ponto, é a síntese do nosso trabalho”, ressalta a diretora da Egov, Juliana Tolentino.

De acordo com o secretário de Economia, José Itamar Feitosa, derrubar as barreiras da comunicação com os surdos é essencial para melhorar o acesso ao serviço público. “Precisamos lançar um olhar acolhedor para realidades diferentes das nossas”, afirma. “É uma questão que vai além do social. Em termos práticos, o público surdo precisa receber um atendimento tão eficiente quanto outro qualquer”.


Médica do Detran, Mirtes de Mello diz que já presenciou constrangimento por não conseguir se comunicar com o público surdo

O secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos, comemora o interesse dos funcionários públicos no curso de Libras. “Fico impactado ao ver que muitos servidores se preocupam em atender com mais qualidade a comunidade surda”, comenta. “Que outros possam ter o mesmo nível de sensibilidade”.

Acessibilidade comunicacional

Entender a realidade dos deficientes auditivos é fundamental para aprender a linguagem de sinais. Quem ensina é a professora de Libras Alyne Pacífico. “Os alunos chegam ao curso sem ter ideia das dificuldades pelas quais os surdos passam”, avalia. “Quando conhecem as adversidades de perto, a vida desses servidores muda. Muitos mobilizam colegas a se capacitarem também.”

Para o intérprete de Libras da Presidência da República, Fabiano Guimarães, a acessibilidade comunicacional é fundamental para o público surdo. “Os servidores que investem tempo na capacitação em Libras podem ter uma certeza: vocês, por meio de suas mãos, estão construindo uma sociedade melhor”, celebra.

Formação de servidores

A Egov é voltada para a formação de servidores públicos. A instituição oferece cursos presenciais e a distância sobre diversos temas que trazem melhorias para a gestão e o funcionamento da máquina pública.

As principais capacitações desenvolvem técnicas relacionadas à legislação e aos sistemas do governo, além de habilidades comportamentais que auxiliam no atendimento. Em 2021, a escola entregou 13.615 certificações – o Distrito Federal tem mais de 100 mil servidores ativos.

Além do curso de Libras, a Egov tem outra iniciativa voltada para a inclusão social. A escola capacita deficientes visuais a usarem o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), importante ferramenta de gestão de documentos e processos do Governo do Distrito Federal (GDF).

Da redação do Portal da Tribuna FM Brasília com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário

Pixel