Por iniciativa do deputado Iolando, os 65 anos da Imigração Japonesa no Distrito Federal é celebrado em sessão solene na Câmara Legislativa! Confira - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Por iniciativa do deputado Iolando, os 65 anos da Imigração Japonesa no Distrito Federal é celebrado em sessão solene na Câmara Legislativa! Confira

  A Câmara Legislativa do DF realiza, nesta segunda-feira (13), às 19h, uma sessão solene em comemoração ao 65º ano da Imigração Japonesa no...

 


A Câmara Legislativa do DF realiza, nesta segunda-feira (13), às 19h, uma sessão solene em comemoração ao 65º ano da Imigração Japonesa no Distrito Federal, por iniciativa do deputado distrital Iolando.


A proposta tem como objetivo celebrar os 65 anos da chegada das primeiras famílias japonesas no Distrito Federal. Se hoje o Distrito Federal se apresenta como uma unidade da Federação com forte vocação agrícola, certamente se deve à coragem e obstinação dos imigrantes japoneses que chegaram na capital em 1957. Naquela época, Brasília estava sendo construída e a terra do cerrado era difícil de cultivar. Nada do que se plantava ia pra frente e o que era consumido tinha que vir de fora. O então presidente Juscelino Kubitschek teve ideia de convidar as famílias de japoneses e seus descendentes para produzir em Brasília. Hoje, graças a um cinturão verde criado com garra e perseverança, somos autossuficientes na produção de hortaliças, por exemplo. Outras famílias vieram em seguida de Belém, São Paulo. Atualmente, há mais de 2.500 famílias japonesas e descentes morando na capital.

No dia 4 de maio, o deputado Iolando (MDB) recebeu na Câmara Legislativa do DF, uma visita  do Embaixador do Japão no Brasil, o senhor Teiji Hayashi. Na ocasião, o deputado expressou sua admiração e respeito pela comunidade e pela cultura japonesa.  “Tenho um grande respeito e admiração pela comunidade japonesa que mora no Brasil, em especial aqueles que moram no Distrito Federal”, disse.

O Embaixador japonês também manifestou sua admiração pelo povo brasileiro. Tanto o deputado Iolando, quanto o embaixador reiteraram a importância da colônia japonesa e o fortalecimento dos laços culturais. “A cooperação entre Brasil e Japão é fundamental para as duas nações”, destacou o parlamentar.

Os laços de amizade construídos pela maior comunidade Nikkei do mundo, com cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, e pela comunidade brasileira no Japão, com cerca de 210 mil pessoas, são bases importantes para relações amigáveis entre os dois países. 

Estima-se que mais de 2 milhões de japoneses e descendentes componham a comunidade nikkei no Brasil atualmente, aproximadamente 17 mil deles no DF.

Da redação do Portal da Tribuna FM Brasília, escrita por: Laezia Bezerra Jornalista da ASCOM do deputado

Nenhum comentário

Latest Articles

Pixel