Túnel de Taguatinga: o concreto usado no túnel passa por quatro análises de qualidade, com o intuito de garantir a segurança da obra. Confira! - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Túnel de Taguatinga: o concreto usado no túnel passa por quatro análises de qualidade, com o intuito de garantir a segurança da obra. Confira!

Cada centímetro dos 67 mil m² quadrados da parede de diafragma (estruturas laterais das passagens) do Túnel de Taguatinga teve a qualidade d...

Cada centímetro dos 67 mil m² quadrados da parede de diafragma (estruturas laterais das passagens) do Túnel de Taguatinga teve a qualidade do concreto testada. Os 100 mil m³ de concreto utilizados passaram por testes antes de depois da execução. Esse recurso tem por objetivo manter a qualidade da obra.
De acordo com o engenheiro da Trier, uma das empresas contratadas para a construção do túnel, Rodrigo Magalhães, de cada um dos 12,5 mil caminhões foram colhidas quatro amostras do concreto usado e analisadas pelo Senai e pela escola de engenharia da Faculdade Mackenzie.
“O concreto precisa ter a resistência de 30 MPa. Se algum caminhão de concreto não estiver dentro do padrão desejado, é preciso solicitar ao calculista que faça um novo cálculo para saber se isso pode causar problema”, explicou Magalhães.
Um total de 12,5 mil caminhões de concretos foram usados na obra, e de cada um quatro amostras do material foram analisadas | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília.
MPa é a sigla para Mega Pascal, que significa resistência à compressão de 305,916 kgf (quilograma-força) por centímetro quadrado. Outra especificidade do concreto usado nas paredes de diafragma do túnel é a necessidade de maior fluidez do material. “O concreto deve ter uma fluidez que permita preencher o molde de concreto da parede”, explicou Rodrigo.
“Os corpos de prova são mandados pela empresa para o Senai e pela fiscalização da obra para a Faculdade Mackenzie. São colhidos quatro corpos de prova”, disse o engenheiro.
Características do túnel
Com investimento de R$ 275,7 milhões e previsão de entrega para meados deste ano, o túnel resultará em economia de tempo, alternativas de percursos e mais opções para quem utiliza o comércio da região. Os recursos são fruto de um financiamento firmado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com a Caixa Econômica Federal.
Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu.
* Da redação do Portal de Notícias da Tribuna FM Brasília, com informações da Agência Brasília.

Nenhum comentário

Pixel