Mora em área rural? Imunize seu pet contra a raiva - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Mora em área rural? Imunize seu pet contra a raiva

Campanha prossegue na próxima quinta-feira (21), vacinando cães e gatos, e segue durante agosto. A vacinação antirrábica em cães e gatos é a...


Campanha prossegue na próxima quinta-feira (21), vacinando cães e gatos, e segue durante agosto.

A vacinação antirrábica em cães e gatos é a principal forma de evitar a proliferação do vírus da raiva. Considerando a importância de imunizar o maior número possível de animais em todo o DF, a Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Dival/SES), sob a coordenação da Emater, segue na campanha de vacinação dos pets. O foco da primeira etapa é atender as regiões rurais de Sobradinho, Planaltina e Brazlândia.

Equipes da Vigilância Ambiental e da Emater promovem mutirão de vacinação em regiões rurais | Foto: Divulgação/Emater

Essas ações estão sendo chamadas de Dia D, por terem maior quantidade de profissionais envolvidos. Só na Fercal e em Sobradinho II haverá 15 postos fixos de vacinação e oito volantes (com vacinadores indo até algumas propriedades) na próxima quinta-feira (21). Em torno de 20 extensionistas da Emater e diversas equipes fixas e volantes da Dival estão envolvidos na primeira etapa do mutirão.

“Nós já georreferenciamos as áreas de maior risco e estamos fazendo um bloqueio vacinal nas áreas com maior vulnerabilidade em todo o Distrito Federal”, afirma o coordenador de Operações da Emater, Pedro Ivo. “Dessa forma, estamos fazendo um levantamento de chácara por chácara para que a população e os animais estejam protegidos.”

Muitos tutores, principalmente moradores de áreas rurais, não têm condições de levar seus animais até os postos localizados em áreas urbanas. “Por isso a vigilância ambiental trabalha em conjunto com a Emater, órgão que conhece, melhor que ninguém, as áreas rurais do DF”, lembra o chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Sobradinho, Tiago Gomes de Carvalho.

Confira, abaixo, o calendário de vacinação nos postos fixos:

→Fercal e Sobradinho II: dia 21/7, das 9h às 16h

→PAD-DF: de 20 a 27/8,  das 9h às 16h

→Pipiripau: 20/8, das 9h às 16h

→Tabatinga: 20/8, das 9h às 16h

→Taquara: 20/8, das 9h às 16h

→Planaltina: 27/8, das 9h às 16h

→Rio Preto: 27/8, das 9h às 16h

Da redação com informações da Emater

Nenhum comentário

Pixel