Mutirão de exames para detecção de hepatites no Sítio do Gama - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Mutirão de exames para detecção de hepatites no Sítio do Gama

Testes rápidos e palestras sobre a doença no Residencial Santos Dumont, em Santa Maria, fazem parte das ações do Julho Amarelo, mês de consc...


Testes rápidos e palestras sobre a doença no Residencial Santos Dumont, em Santa Maria, fazem parte das ações do Julho Amarelo, mês de conscientização a respeito das hepatites virais.

Os moradores do Residencial Santos Dumont, também conhecido como Sítio do Gama, em Santa Maria, poderão fazer, nesta quinta-feira (14), das 8h às 12h, exames de sangue para detecção de hepatites A, B e C e HIV, além de assistir a palestras sobre as diferenças entre os três tipos da doença, suas formas de contágio e prevenção. A ação faz parte da campanha Julho Amarelo para conscientizar sobre a necessidade de cuidados da população em relação às hepatites virais.

Gerente da unidade básica de Saúde (UBS) do Sítio do Gama, Cláudia Rezende de Souza afirma que a meta é que 50 pessoas do Residencial Santos Dumont façam os exames. “Nas palestras, serão dadas informações sobre a hepatite C, que é uma doença viral, mas também será explicada a diferença entre os três tipos da doença”, prevê Cláudia. As palestras serão ministradas pela médica Jaqueline Pereira e a enfermeira Kele Cristina da Silva.

Os exames de sangue para detecção de hepatites A, B e C e HIV serão realizados na UBS do Sítio do Gama das 8h às 12h | Foto: Arquivo Agência Saúde

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ter diversas causas, como o consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas. O tipo A é transmitido por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra; a doença fica incubada entre dez e 50 dias e normalmente não causa sintomas, porém, quando presentes, os mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor escura e fezes esbranquiçadas.

Os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não descartável estão entre as maiores vítimas, daí o cuidado que se deve ter nas transfusões sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação ou tatuagem. Os vírus das hepatites B e C podem ser transmitidos em relação sexual.

Frequentemente, os sinais das hepatites B e C podem não aparecer, por isso grande parte dos infectados só acaba descobrindo que tem a doença após anos e, muitas vezes, por acaso em testes para esses vírus. Quando aparecem, os sintomas são muito parecidos com os da hepatite A, mas, ao contrário desta, a B e a C podem evoluir para um quadro crônico e então para uma cirrose ou até câncer de fígado.

Capotaria e tai chi chuan

Além do foco na hepatite, quem for à UBS do Sítio do Gama nesta quinta-feira terá a tradicional aula de tai chi chuan, que é realizada às quintas-feiras, a partir das 8h. Também haverá uma apresentação de capoterapia, que consiste numa variação da capoeira, orientada para idosos.

Da redação do Portal de Notícias da Tribuna FM Brasília

Nenhum comentário

Pixel