Page Nav

HIDE
Sexta, Maio 16

Pages

Programa STF +Sustentável implementa medidas de cuidado socioambiental no Supremo

  Em sessão plenária, o ministro Luís Roberto Barroso anunciou alguns objetivos da iniciativa, como fim do consumo de garrafas pet e uso de ...

 


Em sessão plenária, o ministro Luís Roberto Barroso anunciou alguns objetivos da iniciativa, como fim do consumo de garrafas pet e uso de energia renovável pela Corte.

No início da sessão plenária desta quarta-feira (20), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou o lançamento do Programa STF +Sustentável, que prevê um conjunto de ações de sustentabilidade socioambientais. Entre as medidas adotadas pelo programa, o ministro citou a eliminação das garrafas pet, que são extremamente impactantes ao meio ambiente, e o planejamento para a construção de uma usina fotovoltaica (usina solar), a fim de abastecer o STF com energia elétrica renovável.

Pouco antes do início da sessão, o presidente participou de breve cerimônia de lançamento do Programa STF +Sustentável. Ao falar para o público presente, lembrou dos eventos climáticos extremos que vêm ocorrendo em todo o mundo. “A mudança climática, o aquecimento global e a importância da sustentabilidade não são questões abstratas, estão presentes já nos nossos dias e implicam dramaticamente no futuro das próximas gerações”, afirmou o ministro Barroso. Para ele, o grande conceito nesta matéria é o de desenvolvimento sustentável, “o que significa que cada geração pode consumir os recursos que precisa para sua sobrevivência, mas não tem o direito de comprometer os recursos necessários para as próximas gerações”, completou.

Escultura

Na ocasião, o ministro inaugurou uma escultura produzida com garrafas plásticas recolhidas no período de um mês no andar da Presidência. O objetivo de mostrar o “copão” é sensibilizar servidores e colaboradores sobre os impactos negativos gerados pelo grande volume de lixo plástico no STF. A escultura está localizada em frente ao restaurante.

A estrutura de plástico chama bastante atenção não só pela matéria-prima, mas também pelo tamanho. Com 2,40 metros de altura e quase 130 cm de diâmetro, ela foi fabricada com cerca de 3.220 garrafas plásticas. Junto com o “copão” também foi produzido um canudo gigante. Ao todo, de 5/10/2023 a 10/11/2023, o Edifício Sede do STF descartou 7.530 garrafas.

O material em exposição foi construído pelo servidor Roberto César Eustorgio, pelo colaborador Bento dos Santos Campos, ambos da Secretaria de Administração de Serviços e Gestão Predial (SAP), e pela colaboradora Natália Siqueira, da Secretaria de Relações com a Sociedade (SRS).

Impacto e sensibilização

A ideia da exposição é trazer um incômodo visual e físico, a fim de gerar uma sensibilização de todos, um alerta para quem circula no STF sobre a grande quantidade de lixo plástico produzida internamente.

O Tribunal tem diminuído o uso de garrafas plásticas e, em breve, todas elas serão abolidas. Atualmente, remanescem apenas as unidades que já tinham sido licitadas, e novas garrafas plásticas em material mais sustentável estão por chegar ao Tribunal.

Mudanças

As novas contratações são de garrafas Tetra Pak e de alumínio. As garrafas Tetra Pak, por exemplo, são produzidas de maneira ecologicamente correta e podem ser transformadas em telhas ecológicas.

Além disso, o STF já instalou, em suas dependências, 13 filtros de alta vazão, reservatórios maiores que fornecem água gelada e de qualidade.

Agenda 2030

O fim das garrafinhas plásticas no STF está alinhado com quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles o ODS 12, que trata do "Consumo e Produção Sustentáveis", e o ODS 14 "Vida na Água", uma vez que a poluição por plásticos nos oceanos representa ameaça aos ecossistemas marinhos, além dos ODS 6 e 13, direcionados a proteger o meio ambiente.

Clique aqui e saiba mais sobre a Agenda 2030 no STF.

 Da redação do Portal de Notícias com a fonte do STF

Nenhum comentário

Pixel

Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis, eles estão focados...

CPI das Bets virou um espetáculo no Senado, com um clima de ...

Governo de Minas digitaliza processo de emissão de autorizaç...

Secretaria de Estado de Educação promove encontro para aprim...

Saudosismo

Secretaria de Estado de Educação entrega obras de revitaliza...

Governo de Minas divulga lista dos classificados para a Tril...

SES-DF faz busca ativa para vacinar recém-nascidos contra do...

Caps II de Taguatinga abre Semana da Luta Antimanicomial com...

Mais de 163 mil crianças e adolescentes já se vacinaram cont...