Page Nav

HIDE
Sábado, Maio 17

Pages

A Secretaria de Saúde do DF e Fiocruz ofertam curso de especialização a servidores

  Mais de 100 agentes da pasta realizarão o curso de Avaliação em Saúde, voltado para o planejamento e monitoramento da gestão Yuri Freitas,...

 


Mais de 100 agentes da pasta realizarão o curso de Avaliação em Saúde, voltado para o planejamento e monitoramento da gestão

Yuri Freitas, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

Teve início, nesta semana, o curso de especialização lato sensu em Avaliação em Saúde promovido pela Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Participam da capacitação 103 profissionais de nível superior da SES-DF. O curso é estratégico para a formação dos profissionais da SES-DF, principalmente das áreas de planejamento, monitoramento e avaliação da oferta de saúde à população.

Participam do curso de Avaliação em Saúde 103 agentes da Secretaria de Saúde. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Entre os dias 4 e 6 de junho, será realizado o primeiro momento presencial, com a apresentação do curso e uma oficina sobre os conceitos de monitoramento e de avaliação. A capacitação terá mais dois momentos presenciais, em fevereiro e junho de 2025, quando os alunos desenvolverão um trabalho de conclusão de curso (TCC) e o defenderão frente aos professores.

A especialização terá duração de 14 meses e será realizada, em sua maior parte, na modalidade educação a distância (EAD). “Essa é uma qualificação da gestão, tanto no nível central quanto nas Regiões de Saúde, feita para melhorar os processos de trabalho, a formulação e a reformulação das políticas de saúde vinculadas à Secretaria de Saúde”, explica a coordenadora geral do curso e pesquisadora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser) da Fiocruz, Gisela Cardoso.

A coordenadora ainda destaca a diversidade de formações profissionais dos participantes da especialização. “As vivências são múltiplas e variadas. Há tanto os alunos oriundos da área administrativa quanto aqueles vindos da área da saúde propriamente dita. Há enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, advogados, veterinários, assistentes sociais… cada um traz o seu olhar e a sua experiência.”

A coordenadora-geral Gisela Cardoso enfatizou a relevância da iniciativa: “O curso é estratégico para áreas vinculadas ao planejamento, ao monitoramento e à avaliação da oferta de saúde à população.” Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Cristiana Terezinha da Silva é enfermeira com pós-graduação em Saúde Coletiva e Gestão e Administração Hospitalar. No âmbito da SES-DF, ela atua como Técnica de Assistência de Gestão Pública na área de Odontologia e se mostra motivada para o início das atividades. “Acredito que o curso vai incrementar bastante a nossa capacidade de montar planejamentos, de articular nosso trabalho, de fazer projetos mais específicos no cuidado com os nossos pacientes. Nós vamos ter um ‘olhar mais clínico’ voltado para a identificação e a resolução dos problemas”, diz.

Além de formar especialistas em monitoramento e avaliação em saúde, o curso também tem o objetivo de desenvolver nos alunos as habilidades de negociação em situações de conflito e de autonomia de pensamento para realizar diagnósticos situacionais.

A pesquisadora colaboradora do Laser e coordenadora adjunta do curso, Dolores Abreu, salienta que a especialização não é uma vivência solitária. “Os alunos devem construir durante todo o percurso um plano de monitoramento e avaliação das ações de saúde. A ideia é que eles, juntos dos seus setores, parceiros, gestores e outros colegas, construam esse plano durante o processo de aprendizado, de modo a ser implementado no futuro”, afirma Abreu.

Segundo a coordenadora adjunta Dolores Abreu, os alunos devem construir um plano de monitoramento e avaliação das ações de saúde. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF 

Parceria entre SES-DF e Fiocruz

Esta é a segunda vez em que o curso de Avaliação em Saúde é oferecido por meio de cooperação entre a SES-DF e a Fiocruz. O secretário-adjunto de Governança da SES-DF, José Ricardo Baitello, ressalta a importância da parceria entre as duas instituições no aperfeiçoamento dos serviços de saúde prestados à população. “A história da Fiocruz se confunde com a própria história da saúde pública no Brasil. E quanto maior o treinamento e maior a especialização ofertada a nossos servidores, melhor a assistência prestada por esta secretaria à população”, destaca.

D aredação do Portal de Notícias com a fonte da Agência Saúde-DF

Nenhum comentário

Pixel

Os R$6 bilhões desviados de idosos pode impactar na trajetór...

Investimentos da Copasa crescem quase 50% no primeiro trimes...

Gripe: Montes Claros realiza Dia D de vacinação visando alca...

Bombeiros em Minas intensificam ações para reduzir riscos de...

Minas Gerais mantém taxa de desemprego abaixo da média nacio...

Projeto Mulher Digital abre inscrições para 800 vagas em cur...

Governo investe R$ 32 milhões em obras de drenagem e pavimen...

Deputado propõe aplicativo para acionar Samu, Polícia e outr...

GDF propõe criação de bolsa para residentes em medicina da f...

Celina Leão Governadora em exercício participa de abertura d...