Page Nav

HIDE
Sábado, Agosto 2

Pages

Plano vai prevenir e enfrentar ações danosas decorrentes de eventos climáticos no DF

    Órgãos do GDF são orientados a visitar áreas de risco e definir ações a serem adotadas para amenizar impacto de possíveis transtornos ca...

  Órgãos do GDF são orientados a visitar áreas de risco e definir ações a serem adotadas para amenizar impacto de possíveis transtornos causados pela chuva e seca.

Nesta quinta-feira (22), foi realizada a primeira reunião da comissão designada por decreto para elaborar plano de prevenção e enfrentamento às ações danosas decorrentes de eventos climáticos no Distrito Federal. Sob a coordenação da Secretaria de Governo (Segov-DF), o grupo é composto por 26 órgãos responsáveis por identificar possíveis situações que podem causar danos e propor, dentro das respectivas atribuições, um conjunto de ações de forma a diminuir os impactos negativos para a população e as regiões administrativas.

Como primeira medida efetiva da comissão, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, orientou os servidores a visitarem as áreas de riscos para que verifiquem a real situação de cada uma e, então, possam trabalhar na elaboração de seus planos de ação.

Um dos destaques da comissão é a pluralidade, pois o grupo abrange 26 órgãos responsáveis por identificar situações provenientes de eventos climáticos que possam causar danos | Foto: Divulgação/ Segov-DF

“O objetivo é conhecer em profundidade o que nós temos hoje. Será feita uma visita presencial. Vocês vão compilar as informações necessárias e fazer uma apresentação geral na nossa próxima reunião, no dia 5 de setembro. Vamos começar de fato a trabalhar de forma integrada na elaboração do plano de ação”, disse o secretário.

O gestor destacou a pluralidade do grupo e a importância da atuação de cada órgão. “Hoje cada um trouxe contribuições, a gente vê que mesmo independente do que nós estamos fazendo aqui hoje, que é cumprindo uma determinação do governo Ibaneis Rocha através do decreto, todas as áreas já estão preocupadas com o dia a dia do seu trabalho e com atenção para essa visão de curto prazo e de médio prazo para nortear o nosso plano”, pontuou.

O Distrito Federal tem 36 áreas de risco, distribuídas por 19 regiões administrativas. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) por meio da Subsecretaria de Defesa Civil, que faz o monitoramento dessas áreas, e servirá de base para a atuação do trabalho da comissão.

“A importância desse momento é de realmente reunir todos os órgãos que possuem uma determinada responsabilidade junto ao governo, junto à sociedade, para poder, numa necessidade, dar uma resposta para caso tenha alguma situação de risco. E não só quando identifica uma situação de risco, mas também prevenir possíveis situações que podem acontecer principalmente por conta das questões climáticas de maneiras bastante diversas”, explicou o coronel Marcos Quincoses, representante da Defesa Civil na comissão.

Da redação do Portal de Notícias Com informações da Segov-DF

Nenhum comentário

Pixel

A falta de ação do Condomínio RK põe famílias sob risco de v...

Saudosismo

Campeonato Brasileirão Série B | 20ª Rodada 01.08.2025 – 6...

Professores da rede estadual de Minas Gerais podem se inscre...

Estudante da rede estadual conquista ouro em olimpíada inter...

Curso de Educação Ambiental está com inscrições abertas até ...

Minas Gerais Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de em...

Governo de Minas reduz tarifa do gás natural canalizado em t...

GDF amplia cuidado oncológico com habilitação de radioterapi...

Inscrições para o programa Parque Educador abrem segunda-fei...