Page Nav

HIDE
Quarta, Julho 30

Pages

Rodrigo Delmasso em Reunião apresenta Permissão Não Qualificada a entidades do Gama

  Documento serve como garantia para quem está com processos de regularização abertos; próximo encontro será realizado em Brazlândia​. Quem ...

 

Documento serve como garantia para quem está com processos de regularização abertos; próximo encontro será realizado em Brazlândia​.

Quem mantém um uma entidade religiosa, social ou sem fins lucrativos, ainda pendente de regularização, sabe bem o medo que enfrenta para não ter seus serviços à comunidade, descontinuados. Por essa razão, a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) realizou, nessa quinta-feira (29), reunião com entidades do Gama para tratar sobre a abertura do processo de Permissão Não Qualificada (PNQ). Cerca de 18 entidades participaram.

A PNQ é o documento que certifica,  perante os órgãos fiscalizadores do GDF, que a instituição possui processo de regularização em andamento​. A regularização é válida para ocupações históricas de área pública, entidades, instituições que ocupam o local antes de 22 de dezembro de 2016.​​ É o caso da Associação Cultural do Gama (Acapig), que desde 1993 aguarda a regularização da área ocupada por suas instalações.

Essa iniciativa da secretaria é uma boa opção para quem enfrenta dificuldades. A gente sempre recebe notificações sobre o funcionamento da associação, então a permissão vai nos proporcionar mais segurança, afirmou Leoleo Werneck, representante da associação. A entidade sem fins lucrativos promove ações para os idosos da região com reuniões, aulas de artesanato, costura e apresentações culturais.

A PNQ é o documento que certifica, perante os órgãos fiscalizadores do GDF, que a instituição possui processo de regularização em andamento | Foto: Divulgação/SEFJ

A PNQ possui um procedimento simplificado, comparado à Concessão de Uso, e dispõe do pagamento de preço público.

O governo Ibaneis Rocha está empenhado em promover segurança jurídica às entidades e auxiliá-las no que for necessário para que permaneçam oferecendo os serviços às suas comunidades, enquanto tramita o processo de regularização fundiária das áreas que ocupam. Essas reuniões servem para esclarecer as dúvidas, iniciar a abertura do processo da PNQ e entender a realidade de cada entidade. Somos um governo integrado e agimos de forma conjunta, a SEFJ-DF junto à Seduh e à Terracap, afirma o titular da SEFJ, Rodrigo Delmasso.

A presidente da Associação Maria da Conceição, Maria José Pereira, deu entrada no processo da PNQ. Para ela, a permissão é um sinal importante para continuar o trabalho que desenvolve há quase duas décadas com os idosos. Em quase 30 anos de prestação de serviços à comunidade, ela conta que enfrentou noites maldormidas com medo de ter as atividades da associação encerradas. O surgimento da PNQ trouxe tranquilidade para aguardar a finalização do processo de regularização.

Nós não estamos desamparados, sabemos que temos um caminho pela frente, mas nos dá segurança para continuar trabalhando com a comunidade idosa. Sem um documento de garantia, ficava ainda mais difícil, declara Maria José Pereira. ​

Brazlândia será a próxima região administrativa a ser atendia, em 19 de setembro, às 14h30, na sede da secretaria, localizada na Quadra 04 do Setor comercial Sul, Edifício Luiz Carlos, 6° andar, na Asa Sul. As entidades deverão realizar inscrição online​ .

Os dirigentes poderão solicitar a permissão, apresentando, no dia da reunião, a seguinte documentação:

a) ato constitutivo ou estatuto social em vigor, devidamente registrado;
b) ata atualizada de eleição dos dirigentes, contendo a relação e qualificação dos diretores, e
instrumento comprobatório de representação legal, quando for o caso, ou documento similar das
organizações religiosas que apontem seu representante legal;
c) comprovante de ocupação da área anterior à 22 de dezembro de 2016;
d) declaração de regularidade do CNPJ;
e) comprovante vigente de inscrição no conselho de sua sede ou de onde desenvolva suas principais
atividades, quando se tratar de entidades de assistência social; e
f) requerimento específico de solicitação de Permissão de Uso Não Qualificada de área pública.

As documentações também poderão ser encaminhadas para o e-mail gab.sefj@buriti.df.gov.br.

Da redação do Portal de Notícias Com informações da Secretaria da Família e Juventude  (SEFJ-DF)

Nenhum comentário

Pixel

Saudosismo

Campeonato Brasileirão Série B | 19ª Rodada 29.07.2025 – ...

Campeonato Brasileiro Série A 17ª Rodada Jogo atrasado...

Estudantes mineiros acessam mais de 740 mil livros digitais ...

Governo de Minas inicia campanha Agosto Dourado para incenti...

Governo de Minas investe na saúde do Vetor Norte de Belo Hor...

Formação gratuita para educadores com foco em sustentabilida...

Estudantes mineiros acessam mais de 740 mil livros digitais ...

Abertas as inscrições para formação de professores em prátic...

Revalidação de inscrições para creches públicas começa nesta...