Page Nav

HIDE
Sábado, Agosto 2

Pages

Governo de Minas vistoria Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico de Poços de Caldas

  Complexo é responsável pela formação de atletas paralímpicos e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. O vice...

 

Complexo é responsável pela formação de atletas paralímpicos e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, vistoriou as dependências do Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (Cidep) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, nesta terça-feira (3/9).

A iniciativa tem apoio do Governo de Minas que, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), investe na contratação de profissionais para a execução do projeto, que há três anos faz parte do programa “Núcleo de Fomento ao Paradesporto”.

O programa prevê o incentivo da atividade física nas modalidades paralímpicas Goalball, Futebol PC, Atletismo, Natação e Bocha Paralímpica. São beneficiados atletas de várias faixas etárias e com diferentes tipos de deficiência.

Professor Mateus demonstrou satisfação com os centros de treinamentos, e parabenizou os profissionais por proporcionarem a inclusão, por meio da atividade esportiva em Minas.

"Eu tenho percebido que, quando a gente tem células de inclusão e capacitação paradesportiva, o entorno vai se mobilizando, seja porque se sensibiliza, seja porque as famílias percebem a oportunidade que muitas vezes foi negada a elas", observou o vice-governador mineiro.

Superação e conquista

Mônica de Cassia Xavier (Cristiano Machado / Imprensa MG)


O exemplo do sucesso do trabalho realizado no complexo esportivo pode ser observado nos resultados obtidos pelos atletas que utilizam a estrutura para treinamento. Como é o caso da atleta Mônica de Cassia Xavier, que com 19 anos é um dos destaques do atletismo brasileiro no lançamento de peso e no lançamento de dardo.

Desde 2016, ela participa de atividades, treinamentos e competições pelo Cidep, já competiu nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), Paralimpíadas Escolares, Meeting de Atletismo e Brasileiro sub-17 e sub-20 de atletismo. Essas participações lhe renderam várias convocações para a seleção brasileira de base do atletismo, em 2023 e 2024, nas fases de treinamento no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB),.

“Eu demorei um pouco para aceitar a minha situação, as competições e os treinamentos ajudaram a me adaptar ao esporte e, através do esporte, aprendi que não é só porque eu tenho deficiência que não sou capaz, e que a pessoa com deficiência pode fazer grandes coisas”, relatou a atleta.

 Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Saúde/DF: Ambulatórios de geriatria do DF somam 56 mil atend...

O GDF reforça segurança e amplia infraestrutura no Parque da...

A falta de ação do Condomínio RK põe famílias sob risco de v...

Saudosismo

Campeonato Brasileirão Série B | 20ª Rodada 01.08.2025 – 6...

Professores da rede estadual de Minas Gerais podem se inscre...

Estudante da rede estadual conquista ouro em olimpíada inter...

Curso de Educação Ambiental está com inscrições abertas até ...

Minas Gerais Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de em...

Governo de Minas reduz tarifa do gás natural canalizado em t...