Page Nav

HIDE
Quarta, Maio 21

Pages

A SRS Pouso Alegre Minas Gerais promove encontro de referências municipais em políticas de promoção da equidade

  A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na quarta, 23/10, o primeiro Encontro de Referências Municipais em Po...

 


A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na quarta, 23/10, o primeiro Encontro de Referências Municipais em Políticas de Promoção da Equidade. O intuito é fortalecer o entendimento sobre a necessidade  e importância da implementação das políticas de promoção de equidade na saúde, bem como esclarecer os indicadores que tratam dessas políticas, e explicar a importância da manutenção do Comitê Técnico Municipal de Saúde.

Na oportunidade, foram discutidos o conceito de equidade, diversidade, políticas públicas de promoção de equidade na saúde, Saúde da População Gay, Bissexual, Travesti e Transexual – LGBT +, Saúde da População do Campo, indicadores, 4, 6 e 7 da resolução 9076. 2023, que aprova as regras de cofinanciamento para as Políticas Continuadas de Promoção da Saúde (POEPS), de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Saúde Integral LGBT e de Saúde Integral da População Negra e Quilombola.

Para a referência regional de Políticas de Equidade na SRS Pouso Alegre, Thaiana Andrade, a iniciativa fortalece o entendimento sobre a importância da implementação das políticas de promoção de equidade, fomenta maior sensibilização sobre o tema, e entusiasma as referências a realizarem ações mais eficazes e efetivas para as populações vulnerabilizadas.

Na mesma linha, a médica de família e comunidade, Maria Beatriz Costa, pontua que o encontro permitiu uma reflexão sobre a importância de considerar as vulnerabilidades sociais e, a partir disso, nas palavras da médica, “utilizar tecnologias leves como escuta, comunicação, etc para um atendimento humanizado e efetivo, gerando um bem estar para população e consequentemente bons resultados para a saúde municipal”.

Foto: Otávio Coutinho
Foto: Otávio Coutinho

Outro tópico abordado foi a Saúde do Trabalhador do Campo. De acordo com Flávio Andrade, auditor fiscal do trabalho, o evento é de grande importância para melhorar a abordagem dos Agentes de Saúde  durante a Anamnese com a população assistida. A Anamnese é uma técnica consiste em uma entrevista estruturada entre um profissional de saúde e um paciente, que visa identificar sinais e sintomas, e coletar informações sobre a história médica do paciente. O objetivo é compreender a história da doença do paciente, e identificar sinais importantes antes de realizar exames físicos e laboratoriais.

Alessandra dos Santos, referência técnica em Equidade e Promoção da Saúde de Paraisópolis, destacou o trabalho de conscientização realizado pela SRS junto às referências técnicas e ao Comitê de Equidade dos municípios.”Tem sido um diferencial de embasamento muito importante", disse Alessandra. "Estamos sendo cada vez mais preparados, com conteúdos e esclarecimentos, a fim de colocar em prática a ideia de plena cidadania para os grupos mais vulneráveis ​​da nossa sociedade. Encontros como esse servem como combustível para manter viva a nossa vontade de transformar essa realidade de nosso município”, concluiu.

Por Otávio Coutinho

Da redação do Portal de Ntotícias

Nenhum comentário

Pixel

O deputado Daniel de Castro afirma que Cappelli é "o novo En...

Saudosismo

Secretaria de Saúde promove workshop para fortalecer prática...

Exposição "Cores do Sentir" destaca saúde mental infantojuve...

Pioneirismo que salva vidas: médica cria o primeiro banco ge...

GDF osTécnicos de Enfermagem: profissionais essenciais no ac...

Governo de Minas destaca compromisso com municípios durante ...

Governo de Minas forma 58 estudantes de Curso Técnico em Gas...

Com acesso ao crédito, agro mineiro investe em novas tecnolo...

GDF alerta: cartões de benefícios sociais não são enviados p...