Page Nav

HIDE
Sábado, Maio 17

Pages

Aplicativo Desenvolvido pelo HCB e pela Universidade de Brasília, vai auxilia famílias nos cuidados com crianças com câncer

  Por  Agência Brasília* | Edição: Chico Neto Desenvolvida pelo HCB e pela Universidade de Brasília, ferramenta PedOnco foi lançada durante ...

 


Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Desenvolvida pelo HCB e pela Universidade de Brasília, ferramenta PedOnco foi lançada durante evento acadêmico

Uma parceria desenvolvida entre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e a Universidade de Brasília (UnB) resultou na criação do aplicativo PedOnco, ferramenta que busca orientar pais, mães e cuidadores de crianças com câncer sobre o tratamento. O aplicativo, desenvolvido com a contribuição da Med Health e financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), foi apresentado durante a Feira de Negócios e Inovação da UnB, nos dias 24 e 25 deste mês.

Aplicativo foi criado para ampliar o esclarecimento às famílias sobre os cuidados necessários no tratamento | Foto: Divulgação/HCB

“O aplicativo traz soluções para o tratamento da criança em si, para a educação da família, no sentido do que falamos muito: nosso cuidado tem que ser centrado na família, no paciente”, explica a diretora técnica do hospital, Isis Magalhães.

O PedOnco surgiu das dificuldades enfrentadas por familiares de crianças em tratamento oncológico. “Fizemos um trabalho com pacientes com leucemia linfoide aguda, para identificar quais eram as barreiras de adesão”, relata a professora de Farmácia, Patrícia Medeiros, da UnB. “A principal barreira foi a falta de entendimento – do que é a doença, para que o medicamento serve, quais são os efeitos adversos”. 

Acessibilidade

De forma acessível e com identidade visual lúdica para as crianças, o PedOnco separa os conteúdos em capítulos voltados a higiene de mãos, armazenamento de medicamentos e partição de comprimidos, entre outros assuntos ligados à rotina de cuidados com as crianças. O aplicativo funciona offline, de modo que o usuário não seja impedido de acessar os conteúdos por problemas de conexão com a internet. O HCB recebeu um livro impresso em Braille, para atender crianças ou seus responsáveis com deficiência visual, que é um espelho do aplicativo digital.

Isis Magalhães ressalta a importância da parceria entre UnB e HCB, que integra a rede pública de saúde do Distrito Federal: “Estamos nessa construção há alguns anos; você vê a academia indo ao hospital, tentando entender as dificuldades na prática, procurando soluções tecnológicas e de desenvolvimento e contribuindo efetivamente, de forma prática, clara”.

Durante o desenvolvimento do aplicativo, os profissionais envolvidos contaram com o Núcleo de Apoio ao Pesquisador – setor do HCB responsável pelo auxílio em questões burocráticas e documentais das pesquisas, bem como pela mediação entre pesquisadores e as diferentes áreas do hospital. Com o lançamento do PedOnco, o núcleo já verifica a possibilidade de dar continuidade ao projeto. 

“Gostaríamos de testar o aplicativo com os pacientes e, ao mesmo tempo, verificar se conseguimos mensurar a melhoria da adesão terapêutica por meio do aplicativo”, afirma a gerente de Pesquisa do HCB, Cristiane Salviano. “São ideias que podem fundamentar a implementação dessa tecnologia nos protocolos de tratamento.”

Da redação do Portal de Notícias com informações do HCB

Nenhum comentário

Pixel

Governo de Minas anuncia novo concurso público da Educação c...

Campeonato Brasileirão Série B | 8ª Rodada 15.05.2025 – 5...

Sudamericana Fase de Grupos 5ª Rodada 15.05.2025 – 5ª Fei...

CONMEBOL Libertadores 2025 Fase de Grupos 5ª Rodada 1...

Saudosismo

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Pri...

Campeonato Brasileirão Série B | 7ª Rodada 14.05.2025 – 4...

Sudamericana Fase de Grupos 5ª Rodada 14.05.2025 – 4ª Fei...

CONMEBOL Libertadores 2025 Fase de Grupos 5ª Rodada 14.05...