Page Nav

HIDE
Quinta, Maio 22

Pages

SES-DF: Saúde autoriza médicos a mudarem de especialidade para reforço em áreas críticas. Confira a matéria!

Médicos da Secretaria de Saúde (SES-DF) podem, a partir desta segunda-feira (21), pedir a mudança de especialidade para as seguintes áreas: ...

Médicos da Secretaria de Saúde (SES-DF) podem, a partir desta segunda-feira (21), pedir a mudança de especialidade para as seguintes áreas: neonatologia, pediatria, terapia intensiva adulto, anestesiologia, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, neurocirurgia, oncologia, radioterapia e psiquiatria. Considerados de difícil provimento, são setores que apresentam a necessidade de mais profissionais.

Na rede pública, há servidores médicos que, após nomeados, se especializam em outras áreas. Com a Portaria n.º 493 – publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda, página 14 -, será possível otimizar a força de trabalho no âmbito da SES-DF, conforme a necessidade e o interesse público. “O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços, reduzir a espera e garantir uma assistência especializada”, enfatiza a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.



O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços, reduzir a espera e garantir uma assistência especializada | Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo Agência Saúde-DF

Requisitos

Para alteração da especialidade, a medida estabelece alguns critérios: interesse expresso do servidor e da instituição; três anos de ingresso na carreira; e titulação/certificação na área escolhida.
Vale destacar ainda que a mudança está vinculada ao interesse público e será concedida mediante fundamentação. Por isso, cada pedido será analisado individualmente. Em seguida, será definida a lotação dos profissionais, que levará em conta a especialidade, déficit nas regiões, entre outros aspectos.

Saúde em números

Atualmente, para atender toda a rede de saúde do DF, há 134 neonatologistas, 431 pediatras, 215 anestesiologistas, 31 cirurgiões pediátricos, 26 cirurgiões plásticos, 10 neurocirurgiões, 15 oncologistas clínicos, nove radioterapeutas e 99 psiquiatras. Os dados são do portal InfoSaúde-DF.
“São especialidades fundamentais para o atendimento de casos de alta complexidade. Portanto, a migração impacta diretamente na qualidade e na agilidade da assistência. O reforço irá proporcionar cuidados mais rápidos e adequados”, avalia a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira
Da redação do Portal de Notícias Tribuna FM de Brasília, com informações da Agência Brasília.

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Caesb inicia segunda etapa das obras para conectar sistemas ...

Copa do Brasil 2025 - Terceira Fase Jogos de Volta 21.05....

Credenciamento de clínicas amplia tratamento de câncer na re...

GDF apresenta programa de inserção no mercado de carbono dur...

Hran inaugura unidade pioneira de cirurgia bariátrica no DF

O BRB amplia presença e oferta na AgroBrasília 2025! Confira

AJAB e DER estão planejando melhoria de acesso a condomínios...

O deputado Daniel de Castro afirma que Cappelli é "o novo En...

Saudosismo