Page Nav

HIDE
Sábado, Agosto 2

Pages

Tenente da cavalaria é a primeira mulher da PMMG a concluir o Curso de Instrutor de Equitação

  Especialização realizada na escola do Exército tem duração de um ano e meio A 1º Ten. PM Ulli Cristina, do Regimento de Cavalaria Alferes ...

 


Especialização realizada na escola do Exército tem duração de um ano e meio

A 1º Ten. PM Ulli Cristina, do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), é a primeira mulher na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) a concluir o Curso de Instrutor de Equitação na Escola de Equitação do Exército (EsEqEx), no Rio de Janeiro, sendo condecorada com a “Espora Dourada”.  

PMMG / Divulgação

 Já o 2º sargento Daniel de Souza, também do RCAT, concluiu o Curso de Monitor de Equitação, também na mesma escola do Exército.

O curso de instrutor tem duração de um ano e meio e é uma especialização em equitação. Já o de monitor tem duração de seis meses.

Dentre as disciplinas ministradas estão saltos, adestramento, concurso completo de equitação, iniciação, hipologia, emprego militar de equídeos e organização de concursos.

O militar que conclui a capacitação fica habilitado a ser instrutor de equitação. O curso é direcionado para as modalidades equestres, com oficinas voltadas para atividade de equoterapia, ações de Garantia da Lei da Ordem (GLO), operações de choque montado, gestão de unidade hipomóvel, entre outras.

A Polícia Militar envia oficiais para o referido curso desde o ano de 1965. Por ser uma capacitação muito concorrida, são poucos os “Esporas Douradas” existentes na Instituição.

No entanto, como a capacitação é de grande importância para o bom desenvolvimento das atividades do RCAT, o comando da Instituição tem priorizado o envio de oficiais ao referido curso. Entre as atividades do RCAT estão a habilitação de militares para o policiamento montado, iniciação do animal para a referida atividades e  compreensão dos equipamentos necessários.

Origem

A Escola de Equitação tem origem da Escola de Equitação de Saumur, na França, que é a instituição que pratica a equitação acadêmica. O curso teve origem em 1922 com a Missão Militar Francesa, sob o comando do capitão Armand Gloriá, que foi o primeiro instrutor-chefe da Escola de Equitação. 

No Brasil, o curso iniciou-se em 1922, em Realengo (RJ). Tradicionalmente, na escola de Saumur, quando o aluno se formava,  recebia um chicote de três castões dourados e uma espora na cor dourada, além de ter o nome inscrito no quadro negro chamado Cadre Noir.

Essa tradição foi herdada pela Escola de Equitação do Exército. Assim, quando os alunos se formam, recebem o brevê, as esporas douradas e o chicote de três castões.

Nenhum comentário

Pixel

O governador Ibaneis Rocha entregou as chaves da casa própri...

Deputada Distrital (DF) Doutora Jane na defesa implacável da...

Governador Ibaneis Rocha recebe moto clube participante da 2...

Copa do Brasil Oitavas de Final Jogos de ida 31.07.2025 - ...

Arniqueira terá ação do Agosto Lilás, campanha de combate à ...

Governo de Minas publica novos atos do Adveb e garante valor...

Unimontes divulga edital do vestibular próprio de 2026

Estudantes de várias cidades de Minas recebem prêmio do Conc...

GDF atende demanda histórica da Quituart por nova sede

Agências do trabalhador oferecem mais de 900 vagas de empreg...