Page Nav

HIDE
Quinta, Maio 22

Pages

Alunas da Escola Técnica de Rondonópolis em Mato Grosso são selecionadas para programa de verão da USP

  Entre as escolhidas, 6 também irão fazer parte de um projeto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) Dez alunas da Escola Técnica Es...

 


Entre as escolhidas, 6 também irão fazer parte de um projeto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Dez alunas da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis (ETEC) foram selecionadas para participar do projeto de verão "Technovation Summer School for Girls", da Universidade de São Paulo (USP), de forma virtual.

A iniciativa busca ensinar métodos inovadores e criar competências para a conceitualização, desenvolvimento e comercialização de aplicativos móveis (apps) que as ajudem a solucionar problemas da sua comunidade.

Através de parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), as estudantes participarão de encontros virtuais para debater os temas. As alunas são do segundo ano do Ensino Médio dos cursos técnicos em Administração e Edificações, e do primeiro ano do técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Recursos Humanos.

Participarão do programa as alunas Regiane Araújo Neves, Marianne Delmondes da Silva Resplandes, Hanaya Camila Alves de Souza, Ana Cristina Coelho Marinho, Kamilly Vitória Borges dos Santos, Maria Eduarda Alencar Mendes, Maria Eduarda de Oliveira Trentin, Emilly Karolay Caniza Lima, Mariana Larrosa de Silva e Ana Clara Ferreira dos Santos.

Durante o programa, as participantes aprenderão a transformar ideias em aplicativos, desenvolvendo habilidades em inovação, trabalho em equipe e comunicação. Além disso, serão incentivadas a competir no Technovation Girls, competição global de tecnologia.

Das 10 alunas, seis também foram selecionadas para participar do projeto de pesquisa e extensão "REBECA no Ensino Médio - Automação e Inovação com Arduino", que conta com bolsas de iniciação científica júnior pela UFR, para estimular a presença de estudantes do ensino médio na universidade e a participação feminina nas áreas de Computação, Ciências, Engenharias e Matemática (STEAM). As bolsas têm duração de 12 meses, com o valor de 300 reais.

A coordenação do projeto será feita pela professora dra. Mara Dota, da UFR, e o professor Fabiano Taguchi, da ETEC Rondonópolis.

A diretora da ETEC Rondonópolis, Leila Aoyama, espera que a parceria entre a Escola Técnica e a Universidade Federal de Rondonópolis seja um estímulo para os estudantes prosseguirem na trajetória acadêmica. “Esse também será um projeto especial, pois incentiva a presença de mulheres nas áreas das ciências exatas e engenharia”, destacou.

O curso Technovation Summer School for Girls será online com encontros síncronos aos sábados, começando em 15 de fevereiro e concluindo em 19 de abril.

Com supervisão de Téo Meneses

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Tecnologia a serviço do cidadão: GDF inaugura centro pioneir...

Escolas da rede pública celebram a Semana do Brincar até est...

Celina Leão entrega no Sol Nascente mais 70 unidades habitac...

O Zebrinha chega à Vila Planalto a partir desta segunda (26)

O Programa Miguilim chega às escolas de aldeias indígenas de...

Novas funções no Diário Escolar Digital ampliam apoio à gest...

Escolas estaduais aplicam segundo teste de redação em prepar...

Mais de 700 mil clientes da Copasa podem ter desconto de até...

Maio Amarelo: Governo de Minas promove ações educativas na P...

Governo de Minas inaugura nova sede da Polícia Militar Rodov...