Page Nav

HIDE
Quarta, Agosto 13

Pages

Avaliação Diagnóstica 2025 da rede pública de ensino de Minas Gerais já está sendo aplicada em todo o estado

    Exame avalia o nível de aprendizado dos estudantes e os resultados ajudam no desenvolvimento de estratégias de recomposição das aprendiz...

  


Exame avalia o nível de aprendizado dos estudantes e os resultados ajudam no desenvolvimento de estratégias de recomposição das aprendizagens. Aplicações devem ser feitas até 10/3

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou, nesta quinta-feira (20/2), a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2025 em todas as escolas da rede estadual de ensino. O objetivo é monitorar o progresso de aprendizado dos estudantes e permitir que professores e especialistas ajustem suas estratégias pedagógicas de acordo com as necessidades específicas da sala de aula. Os testes devem ser aplicados até o dia 14/3.

Realizada anualmente, a avaliação é uma ferramenta essencial para que a Secretaria acompanhe o nível da educação em Minas Gerais. Ela é destinada aos estudantes do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, incluindo também turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Correção de Fluxo. Em 2025, a prova está sendo aplicada nos formatos digital e impresso.

“A SEE, as escolas, e diretores e professores precisam desse diagnóstico para identificar as habilidades dos estudantes e definir quais ações de intervenção devem ser implementadas ao longo do ano letivo,” destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra. 

Aplicação 

Neste ano, a realização da Avaliação Diagnóstica para as escolas da rede estadual é obrigatória. Para apoiar as equipes regionais e escolares na aplicação dos testes, a SEE/MG preparou um Documento Orientador. As Secretarias Municipais que se interessarem também poderão aplicar a avaliação em suas instituições.

“A prova abrange todos os componentes curriculares e deve ser realizada por estudantes do ensino fundamental, médio e EJA. Além disso, as escolas da rede municipal que desejarem participar têm a oportunidade de aplicar o exame,” acrescenta Kellen.

Estima-se que apenas da rede estadual de ensino, aproximadamente 1,3 milhão de jovens e adultos dos ensinos fundamental, médio e EJA realizem a prova neste ano.

Cadernos

Os cadernos da Avaliação Diagnóstica 2025 são compostos por questões de múltipla escolha, organizadas em níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. A matriz de referência foi elaborada com base nos Planos de Curso da rede estadual de ensino.

Para o ensino fundamental, são oito cadernos: língua portuguesa, língua inglesa, matemática, geografia, história, ciências, educação física e artes. No ensino médio, são 12 cadernos: língua portuguesa, língua inglesa, matemática, geografia, história, filosofia, sociologia, educação física, artes, biologia, física e química. 

Para as turmas da EJA, a avaliação é baseada nas habilidades-foco definidas no Caderno Pedagógico com conteúdos específicos para os diferentes períodos.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

IgesDF abre processo seletivo para médicos especialistas com...

Regras para matrícula em creches no DF são atualizadas

Agências do trabalhador do DF têm 469 vagas de emprego abert...

Brasília sedia seminário nacional sobre transporte público c...

Conselho de Juventude é empossado com seis representantes el...

Governo de Goiás assina ordem de serviço para pavimentação d...

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO PARA MULHERES EMPREENDEDORAS OFERECE...

PREFEITURA DE VALPARAÍSO DIVULGA RESULTADO DAS BOLSAS DE EST...

SERVIDORES MUNICIPAIS DE VALPARAISO DE GOIÁS PARTICIPAM DE C...

Novo sistema moderniza gestão acadêmica dos Centros de Educa...