Page Nav

HIDE
Quinta, Julho 3

Pages

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais amplia prazo de aplicação da Avaliação Diagnóstica 2025

  Escolas podem aplicar exame até quarta-feira (19/3), que é fundamental para avaliar o aprendizado dos estudantes e desenvolver estratégias...

 

Escolas podem aplicar exame até quarta-feira (19/3), que é fundamental para avaliar o aprendizado dos estudantes e desenvolver estratégias de recomposição

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ampliou o prazo de aplicação da Avaliação Diagnóstica 2025. As escolas da rede estadual de ensino têm até a próxima quarta-feira (19/3) para aplicar o exame e registrar as notas. Essa avaliação é essencial para monitorar o progresso dos estudantes e ajustar as estratégias pedagógicas às necessidades específicas de cada sala de aula.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, a realização da Avaliação é essencial para definir as ações de intervenção pedagógicas que devem ser implementadas ao longo do ano letivo. 

“A Avaliação Diagnóstica é uma oportunidade valiosa para que as escolas conheçam melhor o perfil de aprendizado dos estudantes. Com base nesses dados, podemos implementar ações mais eficazes e personalizadas, garantindo que cada estudante receba o suporte necessário para seu desenvolvimento”, comenta. 

Aplicação 

Aplicada anualmente, a avaliação destina-se a estudantes do 2° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio, incluindo turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Correção de Fluxo. Em 2025, a prova será realizada nos formatos digital e impresso.

A Avaliação Diagnóstica é obrigatória para as escolas da rede estadual. Para auxiliar as equipes regionais e escolares na aplicação dos testes, a SEE/MG disponibilizou um Documento Orientador. Estima-se que cerca de 1,3 milhão de jovens e adultos das modalidades fundamental, médio e EJA participem da prova este ano.

Cadernos de Avaliação 

Os cadernos da Avaliação Diagnóstica 2025 contêm questões de múltipla escolha, distribuídas em níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. A matriz de referência foi elaborada com base nos Planos de Curso da rede estadual de ensino.

Para as turmas da EJA, a avaliação será pautada nas habilidades prioritárias definidas no Caderno Pedagógico, com conteúdos adaptados a diferentes períodos de aprendizagem.

Da redação do Portal de Notícias

#Avaliação diagnostica #educação #Secretaria de Estado de Educação #Superintendências Regionais de Ensino

Nenhum comentário

Pixel

Copa do Mundo Clubes - 2025 Oitavas de Final 01.07.2025 – ...

Audiência pública do PDTU, neste sábado (5), a População po...

GDF: Projeto de infraestrutura do Pôr do Sol é o primeiro do...

GDF reajusta em até 60% valores dos repasses para custear al...

GDF vai construir usina fotovoltaica para atender 400 escola...

Precisa de atendimento de saúde mental? Saiba onde buscar aj...

Especialistas do HCB compartilham conhecimentos em congresso...

Saúde do Distrito Federal convoca Médicos temporários, são m...

Governo de Minas reforça importância da vacinação e dos cuid...

CEF Arapoanga celebra 3º Prêmio Candanguinho de Poesia Infan...