Page Nav

HIDE
Sábado, Julho 12

Pages

Estudantes do CED 08 do Gama desenvolvem experimento de síntese do etanol

    Por meio da atividade, que estimula a aprendizagem criativa, os alunos produzem óleo essencial e sabão em barra Do ensino médio à pesqui...

  Por meio da atividade, que estimula a aprendizagem criativa, os alunos produzem óleo essencial e sabão em barra

Do ensino médio à pesquisa científica, quatro estudantes do Centro Educacional (CED) 08 do Gama desenvolveram um experimento de síntese do etanol a partir da fermentação da sacarose, presente na cana-de-açúcar. O projeto conquistou o vice-campeonato na etapa regional do Circuito de Ciências, em 2024, e foi um dos 25 selecionados para compor a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral. 

Artur Gontijo, Emanuel Lacerda, João Pedro Gonçalves e Itallo Victor preparam o caldo de cana para a fermentação | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

Os estudantes do terceiro ano do ensino médio Emanuel Lacerda, Artur Gontijo, João Pedro Gonçalves e Itallo Victor, todos de 17 anos, uniram-se em um projeto da escola para testar hipóteses, quantidades e matérias-primas diversas até conseguirem produzir o etanol. Com instrumentos de baixo custo, como garrafa PET, panela de pressão, recipiente de alumínio, mangueira e becker, eles alcançaram o sucesso no experimento realizado no laboratório da escola.

“Foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Vimos na prática o que não conseguíamos ver dentro da sala de aula, na teoria”

Artur Gontijo, estudante

Empolgados com o mecanismo de transformação do caldo de cana em etanol, os alunos explicaram o processo, desde o início, envolvendo os agricultores, com o plantio e a colheita da cana-de-açúcar até a fermentação, e a etapa bioquímica, que compreende a separação molecular de cada composto. 

Artur Gontijo conta ter gostado da experiência: “Foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o assunto, e não só o professor falando. Vimos na prática o que não conseguíamos ver dentro da sala de aula, na teoria”.

Emanuel Lacerda, por sua vez,  se identificou bastante com a área e já está buscando a profissionalização. “Eu já me interessava muito por esse tema; agora, fazendo na prática,  gostei ainda mais. Inclusive, eu me inscrevi para ser assistente de laboratório da Embrapa”. 

Metodologia ativa 

O coordenador pedagógico da escola, Daniel Rodrigues, que acompanhou e orientou os estudantes com a professora Lucília Corrêa, destaca a importância de estimular os alunos: “Essa é uma metodologia ativa, que aborda o ensino de forma investigativa e criativa, tornando a aprendizagem muito mais atrativa para os estudantes. Com as atividades experimentais, eles têm a oportunidade de levantar e testar hipóteses, e realmente chegar ao conhecimento, utilizando um método científico”.

Por meio do experimento, os estudantes produziram óleo essencial e sabão em barra, e descobriram que também podem fazer desinfetante e combustível. “São alunos extremamente dedicados, comprometidos, sempre estão à disposição da escola”, elogia o diretor da escola, Valdevino Sobrinho. “Com esses experimentos, o estudante acaba tendo um pouco da visão do que ele escolherá para a profissão no futuro. Isso é determinante, pois os estimula e abre o leque de possibilidades”.

Da redação do Portal de Notícias com informações da Secretaria de Educação

Nenhum comentário

Pixel

Saudosismo

Governo de Minas inaugura heliponto no Hospital de Clínicas ...

GDF investe mais de R$ 7 milhões em obras de infraestrutura ...

Detran-DF promove alterações no trânsito durante o fim de se...

Governo de Minas entrega obras e amplia estrutura de escola ...

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso gra...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre...

Campeonato Brasileirão Série B | 16ª Rodada 11.07.2025 – 6...

Governo de Minas consulta comunidade escolar para possível a...

GDF vai contratar 2,8 mil cirurgias de hérnia e vesícula na ...