Page Nav

HIDE
Quarta, Agosto 27

Pages

Inovação e inclusão marcam vistorias da Secretaria de Estado de Educação no Centro-Oeste de Minas

    Nos municípios de Divinópolis e Cláudio, a comitiva acompanhou a rotina das escolas e ouviu gestores escolares e equipes pedagógicas Com...

  


Nos municípios de Divinópolis e Cláudio, a comitiva acompanhou a rotina das escolas e ouviu gestores escolares e equipes pedagógicas

Com uma abordagem que integra inovação e inclusão, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), levou, nesta terça-feira (11/3) uma equipe técnica a Divinópolis e Cláudio, na região Centro-Oeste do estado. Durante a vistoria, foram destacados projetos que proporcionam experiências de aprendizado únicas e acessíveis, mostrando que a educação pode ser um espaço de acolhimento e crescimento.

Em Divinópolis, a comitiva conheceu o Jardim Sensorial da Escola Estadual Ilídio da Costa. Este projeto inovador tem como objetivo desenvolver as habilidades sensoriais dos estudantes, especialmente daqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A vice-diretora da escola, Rosângela da Silva, enfatizou a importância da iniciativa para a inclusão e aprendizagem dos estudantes.

“Nosso objetivo é desenvolver novas habilidades dos estudantes,  neste espaço, que foi pensado, a partir da sala de recursos. Buscamos estimular essas habilidades por meio de aspectos olfativos, com plantas aromáticas, sensoriais, utilizando materiais como pedras, madeira, areia e brita, além da parte visual, com figuras geométricas. Esses novos estímulos contribuirão significativamente para um aprendizado mais eficaz”, explicou Rosângela.

Além do Jardim Sensorial, a equipe da SEE/MG assistiu à apresentação da fanfarra Transformação e inspecionou o preparo da alimentação escolar no refeitório, além de conhecer a biblioteca que está sendo revitalizada, evidenciando o compromisso com a qualidade do ambiente escolar.

Acolhimento em Cláudio

Na Escola Estadual Custódia Costa, em Cláudio, os estudantes do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) receberam a equipe da SEE/MG com uma apresentação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Com entusiasmo, os alunos demonstraram o alfabeto em Libras e interpretaram a música “Dias Melhores Pra Sempre”, do grupo Jota Quest, enfatizando a importância da comunicação inclusiva.

“Aprendemos Libras para nos comunicarmos melhor com nossa colega Bárbara, assegurando que todos se sintam incluídos e respeitados em nossa escola”, compartilharam os estudantes.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou que essas iniciativas refletem o contínuo compromisso em promover a inovação pedagógica e a inclusão social. 

“Asseguramos que cada estudante tenha acesso a um ambiente educacional acolhedor e de qualidade. Todas essas melhorias são fruto dos robustos investimentos que já realizamos na rede, transformando a realidade da educação”, afirmou.

Ainda no município, a equipe da SEE/MG visitou a unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Cláudio, onde inspecionou os espaços da instituição, reafirmando seu compromisso em fiscalizar o trabalho desenvolvido pelo ensino superior estadual.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

As mais acessadas do mês

Secretaria de Educação do DF: Edital para contratação de pro...

Inscrições para o II Fórum de Experiências Exitosas do Progr...

Parceria entre Secretaria de Saúde e Aeroporto de Brasília l...

Hospital de Base é referência em quebra de cálculo renal sem...

Governo de Minas expande projeto Trajeto Moda para 122 munic...

Saudosismo

Agehab entrega 30 casas a custo zero em Santa Cruz de Goiás

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PRESTAÇÃO DE CONTAS NA CÂMARA MU...

PRIMEIRA CORRIDA DO AGOSTO LILÁS REÚNE MAIS DE 250 MULHERES ...

OBRAS DO VIADUTO DA BR-040 AVANÇAM COM SUB-ROGAÇÃO AO DNIT