Page Nav

HIDE
Segunda, Julho 7

Pages

Minas Gerais: A Copasa foi eleita uma das empresas que mais se destacam em economia verde na América Latina

  Após ser eleita a melhor companhia do mundo em sustentabilidade pela revista Time, banco suíço coloca Copasa entre as melhores da América ...

 


Após ser eleita a melhor companhia do mundo em sustentabilidade pela revista Time, banco suíço coloca Copasa entre as melhores da América Latina.

O Banco UBS, empresa global de serviços financeiros com sede na Suíça e que atua em mais de 50 países, publicou um relatório que coloca a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) entre as empresas que mais se destacam em descarbonização.

No final de 2024, além de ter sido considerada pela renomada revista Time a melhor companhia de saneamento do mundo em sustentabilidade e crescimento financeiro, a Copasa também figurou entre as 100 do país que se destacaram nas áreas ambiental, social e de governança, segundo a edição 2024 do Anuário Integridade ESG. A companhia mineira ocupou a 78ª posição com melhor desempenho.

O estudo avaliou empresas da América Latina que estão expostas e focam nos temas de investimento de descarbonização e transição energética. Segundo o banco, entre os assuntos ligados à descarbonização que estão sendo acompanhados na região estão a crescente demanda por melhoria no saneamento, energia limpa, modernização da rede elétrica, tendências de biocombustíveis e gestão de energia residencial/comercial.

Esse reconhecimento, segundo o diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Copasa, Cleyson Jacomini, demonstra a eficácia da gestão da sustentabilidade da Copasa e os resultados obtidos com a atuação em prol do desenvolvimento sustentável, tornando concreto o seu propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas.

A Agenda ESG abrange os compromissos da Companhia com a proteção das águas, relacionamento com cliente, saúde e segurança do trabalho, equidade de gênero, compliance e proteção dos direitos das crianças e adolescentes (gerações futuras).

A Copasa desenvolve ações e programas que agregam ainda mais valor ao negócio. Entre eles, destacam-se o Pró-Mananciais, que promove a proteção, preservação e recuperação de microbacias hidrográficas e de áreas de recarga dos aquíferos utilizados pela Copasa para o abastecimento público, bem como a diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

Para a gestão da energia elétrica, a Companhia iniciou a aquisição, a partir de junho de 2023, de energia do tipo incentivada – a partir de fontes renováveis – no mercado livre para as unidades de alta e média tensão, o que, adicionalmente à energia elétrica do tipo convencional contratada no mercado livre desde 2022, deve atingir 51% da energia total consumida pela Copasa e gerar uma redução de custos prevista de aproximadamente R$ 280 milhões em 60 meses.

A Companhia também vem estruturando projeto de implantação de usinas solares fotovoltaicas para compensação remota de energia, visando à redução dos custos e das emissões de gases de efeito estufa.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Campeonato Série C Primeira Fase 11ª Rodada 05.07.2025 – ...

Saudosismo

GDF inicia reforma da Avenida Brasília, em Arniqueira, com 4...

GDF: Investimento na infraestrutura de Água Quente beneficia...

Governo de Minas e Unicef lançam nova edição da campanha Um ...

Testar e tratar salvam vidas: hepatites virais têm diagnósti...

Moradores de Arapoanga recebem novo sistema de rede de capta...

Estudante de Manhuaçu vai representar Minas Gerais no Progra...

UPA do Recanto das Emas celebra 13 anos de apoio e dedicação...