Page Nav

HIDE
Sexta, Setembro 19

Pages

 




Minas Gerais lidera criação de RPPNs no Brasil com 397 reservas

  Entre os anos de 2024 e 2025 foram criadas 10 novas RPPNs em Minas Gerais Minas Gerais continua a ser o estado que mais cria Reservas Part...

 


Entre os anos de 2024 e 2025 foram criadas 10 novas RPPNs em Minas Gerais

Minas Gerais continua a ser o estado que mais cria Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Brasil, segundo o censo de 2025 divulgado pela Confederação Nacional de RPPNs (CNRPPN). Com 397 unidades de conservação registradas, o estado supera todos os outros no número de RPPNs, ficando à frente de estados como o Paraná, que ocupa a segunda posição com 330 reservas.

No total, o Brasil conta com 1.899 RPPNs, e Minas está também em destaque no quesito área protegida, ocupando o terceiro lugar com 152 mil hectares de terras sob proteção por essa categoria de unidade de conservação, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A maior parte das RPPNs em Minas Gerais está localizada no bioma Mata Atlântica, com 206 reservas que abrangem uma área de 22 mil hectares. Já o bioma Cerrado, embora com menor número de reservas – 68 no total – possui áreas maiores, totalizando 86 mil hectares de terra protegida.

De acordo com a gestora ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Lívia de Oliveira Martins, entre os anos de 2024 e 2025 foram criadas 10 novas RPPNs em Minas Gerais. "Essas reservas têm sido fundamentais para a ampliação da proteção ambiental no estado", afirma Lívia.

As RPPNs são unidades de conservação criadas por iniciativa dos proprietários de terra e reconhecidas pelo poder público, com o objetivo de preservar a biodiversidade local. Não há um tamanho mínimo ou máximo exigido para sua criação, o que torna a categoria flexível e acessível para uma ampla gama de propriedades, tanto rurais quanto urbanas.

“As RPPNs têm se mostrado uma grande alternativa para ampliar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pois envolvem a sociedade civil e o poder público na conservação dos ecossistemas brasileiros”, acrescenta a gestora.

Minas Gerais, com sua significativa contribuição para a criação dessas reservas, desempenha um papel importante na preservação da natureza e na proteção de biomas essenciais para o equilíbrio ambiental do Brasil.

Para mais informações sobre as RPPNs em Minas, acesse o painel de indicadores da CNRPPN aqui ou saiba mais sobre o processo de criação de RPPNs no estado aqui.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Saúde: O DF está em alerta para aumento de casos de Síndrome...

Educação-DF: Aluna de escola pública de Ceilândia representa...

Iluminação Pública: P Norte recebe modernização da iluminaçã...

Saúde-DF: O GDF vai investir R$ 40 milhões no novo Centro de...

Copa Sul-Americana Logo. Quartas de Final Jogo de Ida 1...

Campeonato Brasileiro Série A 12ª Rodada (Jogo atrasado) ...

Libertadores Quartas de Final Jogo de Ida 17.09.2025 – 4ª...

A implementação de uma faixa reversível pode ser uma solução...

BRB oferece financiamento de carros elétricos para taxistas ...

Escola pública do Núcleo Bandeirante inaugura auditório em h...