Page Nav

HIDE
Sexta, Julho 25

Pages

Saúde cria manual para melhorar a distribuição de profissionais em unidades

  Documento garante equipes bem distribuídas e atendimento mais eficiente para a população A Secretaria de Saúde (SES-DF) lançou uma nova ed...

 Documento garante equipes bem distribuídas e atendimento mais eficiente para a população

A Secretaria de Saúde (SES-DF) lançou uma nova edição do Manual de Parâmetros para o Dimensionamento da Força de Trabalho, que estabelece critérios para a distribuição de profissionais nas unidades de saúde. O objetivo é garantir um atendimento mais eficiente, evitando a sobrecarga de equipes em algumas unidades e a ociosidade em outras.

Atualmente, a SES-DF conta com mais de 32 mil servidores em cerca de 200 unidades de saúde. Com o novo manual, será possível definir a quantidade ideal de profissionais em cada local, considerando o tipo de atendimento, a demanda da população e a complexidade dos serviços prestados.

Secretaria de Saúde conta atualmente com mais de 32 mil servidores em cerca de 300 unidades espalhadas pelo DF | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

O documento atualiza diretrizes estabelecidas em 2018 e inclui melhorias, como a definição do Índice de Segurança Técnica, que determina a necessidade de uma equipe reserva para cobrir ausências programadas, como férias e afastamentos para capacitação. Dependendo da unidade, será necessário manter entre 19% e 22% a mais de profissionais para evitar desassistência.

Para o subsecretário de Gestão de Pessoas da SES-DF, João Eudes Filho, a iniciativa é essencial para aprimorar a qualidade do atendimento. “Com um dimensionamento mais preciso da força de trabalho, conseguimos garantir um serviço mais eficiente e atender melhor a população”, afirma.

Carreiras da Secretaria de Saúde são contempladas no manual | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde

A coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da SES-DF, Mabelle Roque, destacou que o manual considera realidades específicas, como unidades localizadas em áreas rurais, onde o atendimento pode ter características diferentes. “O dimensionamento é baseado em parâmetros objetivos, como tipo de serviço, carga horária, complexidade dos atendimentos e capacidade das unidades de saúde. Esses critérios possibilitam a definição de diretrizes assertivas para a força de trabalho, contribuindo para a melhoria da assistência”, detalha.

Além de melhorar a organização das equipes, o manual também servirá de referência para planejamento de concursos públicos, novas contratações e criação de unidades de saúde. Ele abrange todos os níveis de atendimento, incluindo hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades básicas de saúde (UBSs), centros de atenção psicossocial (CAPs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Da redação do Portal de Notícias Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileiro Série A 16ª Rodada 24.07.2025 – 5ª...

Campeonato Brasileirão Série B | 18ª Rodada 23.07.2025...

Campeonato Brasileiro Série A 16ª Rodada 23.07.2025 – 4ª...

Copa Sul-Americana Logo. Playoffs de Oitavas de Final Jogo...

Diretrizes para o Orçamento do GDF de 2026 já estão definida...

Fred Linhares pretende se eleger senador ou governador do Di...

GDF Mais Perto do Cidadão abre espaço para arte e cultura em...

Agências do trabalhador no DF têm vagas com salários de até ...

Atenção domiciliar transforma a vida de crianças no HRC

Doença mão-pé-boca: pais devem redobrar atenção no ambiente ...