Page Nav

HIDE
Quarta, Agosto 13

Pages

Vice-governadora Celina Leão destaca avanços nas políticas públicas para mulheres

  O programa Tempo de Refletir, realizado no Espaço Qualidade de Vida, no Anexo do Palácio do Buriti, foi uma homenagem especial às mulheres...

 O programa Tempo de Refletir, realizado no Espaço Qualidade de Vida, no Anexo do Palácio do Buriti, foi uma homenagem especial às mulheres

Nesta segunda-feira (24) o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia (Seec), Epitácio Júnior, recebeu a vice-governadora Celina Leão no programa Tempo de Refletir. A conversa especial foi uma homenagem ao Mês da Mulher.

Durante o programa, a vice-governadora celebrou as conquistas recentes do Governo do Distrito Federal (GDF) para as mulheres, incluindo a lei que garante uma renda mensal aos filhos de vítimas de feminicídio e a lei do auxílio-aluguel para mulheres em situação de violência doméstica. “O GDF tem trabalhado para deixar um legado sólido e efetivo para as mulheres do DF, garantindo mais segurança, amparo e autonomia”, comenta Celina Leão.

Em entrevista, a vice-governadora Celina Leão ressaltou programas do GDF em prol e em defesa das mulheres | Fotos: Divulgação/Seec

Celina também destacou o treinamento Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres, voltado para a Polícia Penal do DF, realizado na manhã desta segunda-feira. O programa abrange legislações e políticas públicas de proteção à mulher, além de orientação sobre autocuidado e saúde mental para os profissionais da segurança pública. “Para cuidar, é essencial estar bem”, frisou.

Durante a transmissão, ela contou a trajetória na defesa dos direitos das mulheres, desde a atuação como procuradora da mulher e presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF) até a coordenação da bancada feminina na Câmara dos Deputados. Na época em que esteve à frente da bancada feminina articulou 81 legislações voltadas às mulheres, com destaque para a Lei da Violência Política, a Lei da Violência Psicológica e a Medida Provisória do Trabalho, Emprego e Renda, que ampliou direitos como a licença-paternidade.

“Os mandatos passam, mas os legados ficam. Devemos celebrar os avanços, mas sem baixar a guarda, pois ainda perdemos milhares de mulheres para o feminicídio no país, além das diversas formas de violência física e psicológica”

Celina Leão, vice-governadora

A vice-governadora enfatizou a importância de avançar nas conquistas femininas e manter a luta ativa. “Os mandatos passam, mas os legados ficam. Devemos celebrar os avanços, mas sem baixar a guarda, pois ainda perdemos milhares de mulheres para o feminicídio no país, além das diversas formas de violência física e psicológica”, afirmou.

Celina também compartilhou detalhes sobre o início de sua carreira, os desafios enfrentados e as conquistas ao longo do caminho. Ela contou que a mãe sempre esteve envolvida com políticas públicas e que a casa dela foi, por muitos anos, um refúgio para mulheres vítimas de violência. Para Celina, a trajetória dela teve início por uma combinação de vocação e influência familiar.

O apoio de seu esposo foi fundamental para que ela seguisse firme em sua missão, especialmente diante da intensa rotina de trabalho, que pode chegar a 16 horas diárias. Em alguns momentos, isso significou abrir mão de eventos importantes em família, mas, com o suporte do marido, conseguiu equilibrar as demandas profissionais e pessoais. Com determinação e resiliência, supera os desafios diários e segue avançando.

Transmitido pelo canal da Seec no YouTube, o programa foi encerrado com uma mensagem da vice-governadora às servidoras públicas, expressando gratidão a cada mulher que deixa a casa todos os dias para cuidar da população do DF. Ela destacou que este mês é um momento de reafirmar conquistas e fortalecer a luta por direitos, igualdade, ambientes de trabalho mais respeitosos e livres de assédio, além do reconhecimento e avanço das mulheres no serviço público. “Nossa meta é construir a melhor cidade e ser o melhor governo do país para atender e acolher as mulheres e nossas servidoras”, afirmou.

Da redação do Portal de Notícias com informações da Secretaria de Economia

Nenhum comentário

Pixel

Gestores de ensino conhecem novas orientações do Sistema de ...

Campeonato Brasileirão Série B | 21ª Rodada 12.08.2025 – 3ª...

Copa Sul-Americana Oitavas de Final Jogos de Ida 12.08.20...

Copa Libertadores da América Oitavas de Final Jogos de ida...

Resenha de futebol – Fluminense tem vitória de guerreiros

IgesDF abre processo seletivo para médicos especialistas com...

Regras para matrícula em creches no DF são atualizadas

Agências do trabalhador do DF têm 469 vagas de emprego abert...

Brasília sedia seminário nacional sobre transporte público c...

Conselho de Juventude é empossado com seis representantes el...