Page Nav

HIDE
Domingo, Maio 25

Pages

Campanha contra gripe e sarampo vacina mais de 2 mil colaboradores do Hospital de Base em quatro dias

  Adesão foi dentro do esperado, mas haverá reforço in loco dentro das UTIs, no centro cirúrgico e no pronto-socorro A campanha de vacinação...

 Adesão foi dentro do esperado, mas haverá reforço in loco dentro das UTIs, no centro cirúrgico e no pronto-socorro

A campanha de vacinação dos colaboradores do Hospital de Base (HBDF) contra a influenza sazonal e o reforço contra o sarampo atingiu o resultado esperado e segue com ações pontuais a partir da próxima semana. O hospital é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF).

Campanha segue o padrão dos anos anteriores, tendo registrado uma boa média de adesão | Foto: Alberto Ruy/IgesDF

A ação, promovida pelo Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHEP) entre os dias 8 e 11 deste mês, vacinou 2.197 profissionais em quatro dias. Apesar de não ter alcançado a meta –  imunizar cerca de 90% do total de trabalhadores da saúde -, a campanha seguiu o padrão epidemiológico dos anos anteriores, com boa média diária de adesão.

“O objetivo é conseguir aumentar o número de profissionais vacinados, para reforçar os nossos imunizados e garantir mais segurança a todos”

Thaynnara Pires, chefe do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica

“Ficou tudo muito bem-organizado, o tempo de vacinação também”, avalia a chefe do NHEP, Thaynnara Souza Pires, chefe do NHEP. “Não tivemos questionamentos relevantes, salvo pequenos contratempos pontuais com a internet. Somos muitos colaboradores aqui no Hospital de Base – mais de sete mil pessoas, no total.”

Cobertura ampliada

Segundo ela, muitos profissionais enfrentam dificuldades para se ausentar de seus postos de trabalho durante a campanha. “Os colaboradores que atuam nas UTIs [unidades de terapia intensiva], no centro cirúrgico e no pronto-socorro, por muitas vezes, não conseguem sair para tomar a vacina devido à rotina intensa”.

Para ampliar a cobertura vacinal, a equipe do NHEP já prepara uma nova etapa da campanha.

“Após o feriado, vamos montar um cronograma específico para fazer a vacinação in loco nesses setores, com datas ainda a definir”, anuncia a gestora. “O objetivo é conseguir aumentar o número de profissionais vacinados, para reforçar os nossos imunizados e garantir mais segurança a todos”.

A campanha contou com o apoio de diversas áreas do hospital, como o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e as equipes de segurança, manutenção, patrimônio, tecnologia e nutrição, além da empresa terceirizada Máxima.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília cedeu o espaço da Casa Rosa para a vacinação. “Alguns voluntários, inclusive, se fantasiaram da personagem Maria Gotinha para incentivar os colaboradores a se vacinarem pelos corredores do hospital”, lembra Thaynnara. “Um dos convidados por ela foi o próprio superintendente do Hospital de Base, dr. Guilherme Porfírio, que aproveitou para tomar sua dose da vacina”.

Da redação do Portal de Notícias Com informações do IgesDF

Nenhum comentário

Pixel

ABES e Caesb apresentam bastidores do saneamento do DF em we...

Celina Leão destaca e valoriza o legado de Ibaneis Rocha na ...

Gustavo Galvão encara etapa turbulenta na BKS, mas garante P...

Governo de Minas e grupo hoteleiro português inauguram Vila ...

“Mamaço” encerra semana de incentivo ao aleitamento materno

GDF: Principal campo sintético de Santa Maria é reformado co...

Após consolidação da minuta do Pdot, população terá 30 dias ...

Maio Laranja: Jovens do DF participam de palestras contra ab...

O governador Ibaneis transforma o DF com inauguração da DF-1...

Caesb comunica que realizará serviços de manutenção Para Mel...