Page Nav

HIDE
Quinta, Maio 29

Pages

Secretaria de Educação de Minas |Gerais pública 52° edição do Jornal Lupa

  Material traz assuntos como geração z, uso de emojis, dicas para redação do Enem e outros temas interessantes A Secretaria de Estado de Ed...

 

Material traz assuntos como geração z, uso de emojis, dicas para redação do Enem e outros temas interessantes

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, nesta quinta-feira (24/4), a 52ª edição do Jornal Lupa, um periódico voltado para professores e estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. A publicação oferece uma seleção de artigos e reportagens sobre temas diversos, incluindo clima, juventude, esportes, arte, história, poesia e muito mais.

O Jornal Lupa tem como objetivo ampliar o material didático disponível aos educadores, enriquecendo o processo de aprendizagem e trazendo informações que estimulam reflexões e contribuem para a formação de estudantes mais conscientes sobre o mundo ao seu redor. 

Esta edição aborda temas como a geração z e o uso de emojis, estudos interessantes sobre mudanças climáticas, dicas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nosso corpo e o consumo de proteínas e outros assuntos. 

A 52° edição do Jornal Lupa está disponível neste link

Jornal Lupa

O Jornal Lupa faz parte do Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (Mapa), uma iniciativa da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG. O Mapa inclui também outros recursos como Planos de Curso, Cadernos Mapa e o Programa de Aulas Se Liga na Educação.

Esta publicação enriquece a experiência dos Cadernos Mapa, diversificando os gêneros e tipos de textos explorados. Distribuído a cada duas semanas, o periódico combina uma edição do jornal com um caderno de atividades, que reforça as competências delineadas no Plano de Curso, alinhadas ao Currículo Referência Minas Gerais (CRMG).

Através da leitura de notícias, crônicas, entrevistas e outros formatos presentes no jornal, os alunos têm a oportunidade de ampliar suas habilidades de leitura e interpretação, além de desenvolver a capacidade de produção de textos em diferentes estilos. Utilizando o jornal como recurso didático, os professores podem implementar variadas atividades em sala de aula, como análise de notícias, produção de reportagens, debates, discussões, e criação de tirinhas e charges.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Sudamericana Fase de Grupos 6ª Rodada 28.05.2025 – 4ª Feir...

Goiás é destaque em exames genéticos para prevenção ao cânce...

Ibaneis Rocha e Celina Leão estão ajustando suas estratégias...

CONMEBOL Libertadores 2025 Fase de Grupos 6ª Rodada 28...

Abertas as inscrições para vivência profissional do RenovaDF

Ministra Edilene Lôbo debate participação feminina na Semana...

Cura que brota do chão: Farmácia Viva do DF produz medicamen...

Saúde discute papel da Vigilância Hospitalar em eliminação d...

Pronto-socorro do Hospital Regional de Sobradinho é revitali...

GRS Pedra Azul promove 2º Seminário Regional do SINAN e refo...