Page Nav

HIDE
Quinta, Maio 29

Pages

União Progressista aparece hoje para apoiar Celina no DF

  Federação PP-União Brasil fortalece Celina Leão no DF, unindo bancada de três distritais e montando nominata robusta para 2026. Com apoio ...

 

Federação PP-União Brasil fortalece Celina Leão no DF, unindo bancada de três distritais e montando nominata robusta para 2026. Com apoio de Ibaneis, aliança amplia palanque e recursos, consolidando liderança na disputa pelo governo

Os partidos Progressistas (PP) e União Brasil oficializam nesta terça-feira (29) a federação “União Progressista”, em evento às 15h no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A aliança, liderada pelos presidentes Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União Brasil), cria a maior força política do Congresso Nacional e promete reconfigurar o cenário eleitoral de 2026, com reflexo no Distrito Federal (DF).

No DF, a federação fortalece a pré-candidatura da vice-governadora Celina Leão (PP) ao governo local, apoiada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e por vários outros partidos da base aliada do governo local para a disputa majoritária e proporcional.

Na Câmara Legislativa, o PP conta com dois deputados distritais, Pepa e Daniel de Castro, enquanto o União Brasil tem Eduardo Pedrosa.

Juntos, formam uma bancada de três distritais, o que dá musculatura à federação no legislativo local.

Para a disputa proporcional (eleição de deputados distritais e federais) em 2026, a federação montará uma nominata única, reunindo candidatos do PP e do União Brasil. Eduardo Pedrosa pode disputar uma das oito vagas da Câmara Federal.

A nominata deve priorizar nomes competitivos, como os atuais deputados, além de novos quadros com apelo eleitoral, como o de Roney Nemer que desta vez vai tentar retornar à Câmara Legislativa.

A federação terá cerca de dois minutos de tempo de TV, um trunfo para a campanha, e acesso a recursos robustos do fundo partidário, potencializando a eleição de uma bancada expressiva na CLDF e na Camara dos Deputados.

A federação, ao unificar PP e União Brasil, reduz conflitos locais e alinha discursos, projetando Celina como uma candidata de centro-direita com forte sustentação política.

No âmbito nacional, a União Progressista será a maior bancada do Congresso, com 109 deputados federais (59 do União Brasil e 50 do PP) e 13 senadores (7 do União Brasil e 6 do PP).

A federação reúne ainda 6 governadores e cerca de 1.330 prefeitos, além de milhares de vereadores.

Esses números conferem à federação um bilhão de reais em fundo partidário e o maior tempo de propaganda eleitoral, fortalecendo sua influência nas eleições de 2026.

A União Progressista, que se define como uma “bússola no centro da política”, não tem um candidato presidencial definido.

Nomes como o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e a senadora Tereza Cristina (PP) são cotados, mas a escolha dependerá da viabilidade eleitoral de cada um deles.

Da redação do Portal de Notícias, Radar-DF

Nenhum comentário

Pixel

Sudamericana Fase de Grupos 6ª Rodada 28.05.2025 – 4ª Feir...

Goiás é destaque em exames genéticos para prevenção ao cânce...

Ibaneis Rocha e Celina Leão estão ajustando suas estratégias...

CONMEBOL Libertadores 2025 Fase de Grupos 6ª Rodada 28...

Abertas as inscrições para vivência profissional do RenovaDF

Ministra Edilene Lôbo debate participação feminina na Semana...

Cura que brota do chão: Farmácia Viva do DF produz medicamen...

Saúde discute papel da Vigilância Hospitalar em eliminação d...

Pronto-socorro do Hospital Regional de Sobradinho é revitali...

GRS Pedra Azul promove 2º Seminário Regional do SINAN e refo...