Page Nav

HIDE
Sábado, Maio 17

Pages

Caps II de Taguatinga abre Semana da Luta Antimanicomial com atividades voltadas ao cuidado e à liberdade

    Evento destaca a importância dos serviços substitutivos e da promoção da saúde mental com dignidade Karinne Viana, da Agência Saúde-DF |...

  Evento destaca a importância dos serviços substitutivos e da promoção da saúde mental com dignidade

Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Taguatinga, realizou, nesta segunda-feira (12), a abertura da Semana da Luta Antimanicomial na unidade. Com o tema “Abrindo caminhos”, o evento ocorre até sexta-feira (16) e tem como objetivo valorizar os serviços substitutivos em saúde mental, reforçar o cuidado em liberdade e estimular a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para pessoas em sofrimento psíquico.
 

Com o tema “Abrindo caminhos”, o evento ocorre até sexta-feira (16) e tem como objetivo valorizar os serviços substitutivos em saúde mental. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

“Esse tipo de ação é essencial para fortalecer os vínculos entre os usuários, os profissionais e a sociedade. Ao promover momentos de cuidado e acolhimento, mostramos que essas pessoas fazem parte da comunidade e têm direito à saúde mental com dignidade”, destacou a gerente da unidade, Aline Canuto.

A programação de abertura contou com um café da manhã especial, oficina de automaquiagem e uma palestra com o tema “Autocuidado e respeito aos processos da vida”, ministrada pela psicóloga e servidora da SES-DF, Kisla Veiga. “A luta antimanicomial precisa seguir viva e ativa nas políticas públicas, mas também deve começar dentro de cada um de nós. Só conseguimos desenvolver uma saúde mental de qualidade quando abrimos caminhos internos de autoconhecimento e equilíbrio”, destacou a profissional.

O paciente do Caps II Mateus Gonçalves, 24, compartilhou sua experiência. “O Caps apareceu num momento crítico da minha vida e abriu um caminho para mim. Essas atividades nos ajudam a nos reconectar com a realidade e com nós mesmos”, disse.
 

“O Caps apareceu num momento crítico da minha vida e abriu um caminho para mim. Essas atividades nos ajudam a nos reconectar com a realidade e com nós mesmos”, disse o usuário da unidade, Mateus Gonçalves. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Ao longo da semana, a programação segue com palestras temáticas, apresentações culturais, Práticas Integrativas em Saúde (PIS), bazar, entre outras atividades.

Atendimento diário

Os serviços substitutivos são alternativas ao modelo hospitalar, que abrange a internação prolongada e o isolamento. Hoje, o foco está no cuidado em liberdade, feito próximo da comunidade, com vínculos e respeito. O Caps é um exemplo disso: oferece atendimento diário e humanizado, permitindo que os usuários mantenham suas rotinas e laços sociais.

Com cerca de 250 usuários por dia e 900 procedimentos mensais, o Centro de Atenção Psicossocial II de Taguatinga é um serviço de porta aberta, não sendo necessário encaminhamento para ser atendido. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar (eMulti) de 25 profissionais, incluindo médicos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que atendem pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, com idade igual ou superior a 18 anos. 

O acolhimento é feito por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O local atende as Regiões de Saúde Sudoeste, que compreende as regiões administrativas de Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires e Água Quente, e Oeste, Brazlândia, Ceilândia (exceto QNN e QNM) e Sol Nascente/Pôr do Sol.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Os R$6 bilhões desviados de idosos pode impactar na trajetór...

Investimentos da Copasa crescem quase 50% no primeiro trimes...

Gripe: Montes Claros realiza Dia D de vacinação visando alca...

Bombeiros em Minas intensificam ações para reduzir riscos de...

Minas Gerais mantém taxa de desemprego abaixo da média nacio...

Projeto Mulher Digital abre inscrições para 800 vagas em cur...

Governo investe R$ 32 milhões em obras de drenagem e pavimen...

Deputado propõe aplicativo para acionar Samu, Polícia e outr...

GDF propõe criação de bolsa para residentes em medicina da f...

Celina Leão Governadora em exercício participa de abertura d...