Page Nav

HIDE
Domingo, Junho 15

Pages

Projeto estimula aleitamento materno nas creches do DF

    Evento das secretarias de Saúde e de Educação promove a continuidade da amamentação e dá orientação para trabalhadores da rede de ensino...

  Evento das secretarias de Saúde e de Educação promove a continuidade da amamentação e dá orientação para trabalhadores da rede de ensino

Michelle Horovits, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti

Amamentar é um ato de amor e cuidado que traz benefícios duradouros para o desenvolvimento físico e emocional da criança. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com a Secretaria de Educação, realizou a palestra “Creche Amiga da Amamentação”, que tem como objetivo promover e facilitar a continuidade do aleitamento materno para crianças matriculadas em creches da rede pública e conveniada. O evento ocorreu nesta sexta-feira (16) na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs).

A iniciativa visa garantir condições adequadas para que as mães possam continuar amamentando seus filhos, mesmo após o início da vida escolar. Para isso, estão sendo promovidas formações com profissionais das unidades educacionais, além da orientação às famílias quanto ao manejo adequado do leite materno, com destaque para a ordenha, o armazenamento e a oferta nas instituições.
 

Projeto Creche Amiga da Amamentação objetiva promover e facilitar a continuidade do aleitamento materno para crianças matriculadas em creches da rede pública e conveniada do DF. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde – DF

“Nosso objetivo é apoiar as creches na criação de um ambiente acolhedor e preparado para receber o leite materno, criando condições que estimulem e viabilizem a manutenção do aleitamento materno até dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, explica Carolina Gama, da Coordenação de Alimentação e Nutrição (Gesnut) da SES-DF.

O projeto também é uma resposta às dificuldades observadas em estudo promovido pela Secretaria de Educação, que revelou a carência de espaços apropriados para a amamentação e para o armazenamento do leite materno em algumas unidades de ensino. A partir dos dados, encontros com gestoras e profissionais das creches foram realizados para sensibilizar e capacitar sobre a importância da amamentação continuada.

Hellen Paula Mota, diretora do Centro Comunitário da Criança, que atende 967 crianças de 0 a 3 anos em regiões como Ceilândia, Por do Sol e Sol Nascente, relata as mudanças ocorridas após o início da parceria com a SES-DF. “Hoje temos salas de amamentação em todas as unidades. Realizamos rodas de conversa com as famílias e incentivamos a ordenha e o envio do leite materno. Notamos uma diferença significativa na saúde, imunidade e desenvolvimento das crianças”.

A experiência mostra que, mesmo em contextos de vulnerabilidade, é possível promover boas práticas quando há informação, acolhimento e compromisso com a primeira infância. “O aleitamento é uma estratégia de proteção à saúde infantil, reduzindo o risco de doenças, fortalecendo o vínculo mãe-bebê e contribuindo para o pleno desenvolvimento cognitivo e emocional”, reforça Carolina Gama.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e como complemento até os 2 anos ou mais. No Brasil, na maior parte das empresas, a licença-maternidade é de quatro meses, o que torna a amamentação um desafio para muitas mães.

O “Creche Amiga da Amamentação” segue em expansão, com a expectativa de beneficiar cada vez mais famílias do DF. A estimativa é que mais de cinco mil crianças sejam impactadas com as ações do projeto nas creches públicas e conveniadas da capital.
 

“Nosso objetivo é apoiar as creches na criação de um ambiente acolhedor e preparado para receber o leite materno”, explica Carolina Gama, da Coordenação de Alimentação e Nutrição da SES-DF. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde – DF

Mães preparadas
Para garantir a quantidade de leite materno suficiente para a criança na ausência da mãe, vale começar o estoque cerca de 15 dias antes do término da licença-maternidade. A ordenha pode ser feita manualmente, ou com a ajuda de uma bombinha (manual ou elétrica).  No caso das elétricas, a lactante também tem a opção de alugar o aparelho em locais especializados ao invés de comprar.

Antes de fazer a coleta, é necessário lavar as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão e as mamas com água. É indicado ainda cobrir os cabelos, a boca e o nariz. Os recipientes que receberão o leite devem ser fervidos e secos naturalmente descansando sobre um pano limpo.

Depois de retirar o leite, basta fechar bem, anotar no frasco a data e a hora da coleta e guardá-lo na geladeira ou freezer, cuja validade é de 24 horas e de até 15 dias, respectivamente. Para descongelar, é preciso tirar o frasco com antecedência da geladeira e esperar o processo natural.

Benefícios do aleitamento materno
•    Protege contra infecções respiratórias e diarreia
•    Reduz riscos de alergias e doenças crônicas
•    Favorece o desenvolvimento neurológico
•    Estimula o vínculo afetivo entre mãe e bebê
•    É economicamente acessível e ambientalmente sustentável
 

“Hoje temos salas de amamentação em todas as unidades”, afirma Hellen Paula Mota, diretora do Centro Comunitário da Criança. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde – DF

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Campeonato Brasileiro séria C Primeira Fase 9ª Rodada 14....

GDF inicia plano de reformas de 11 feiras

Com estoques de sangue em níveis críticos, Hospital de Base ...

Com drenagem pronta, GDF inicia pavimentação da Avenida da M...

Projeto que moderniza acesso de visitantes no Sistema Penite...

Mato Grosso: Polícia Civil esclarece feminicídio e prende ho...

Atendimentos do Ipasgo Clínicas Saúde Mental são transferido...

Distribuição de mudas e fomento às novas tecnologias impulsi...

Agrodefesa intensifica medidas para conter foco de gripe avi...