Page Nav

HIDE
Segunda, Julho 21

Pages

UBS de Ceilândia inicia projeto-piloto de descarte sustentável de escovas de dentes

    Iniciativa em escolas e creches une meio ambiente e saúde bucal. Participação das crianças e suas famílias é fundamental Larissa Lustoza...

  Iniciativa em escolas e creches une meio ambiente e saúde bucal. Participação das crianças e suas famílias é fundamental

Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 17 de Ceilândia levou ao Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Jandaia um projeto-piloto inovador que alia saúde bucal com preservação ambiental. A iniciativa implementou uma caixa ecológica para o descarte apropriado de escovas de dentes usadas no pátio da escola.

Uma vez cheio, o recipiente será recolhido pela UBS e encaminhado à organização não governamental Amigos da Vez. A entidade irá realizar, em parceria com a Curaprox, o descarte apropriado e a reciclagem das escovas coletadas. 
 

A caixa ecológica foi instalada no pátio do centro de ensino. O material coletado será recolhido e reciclado. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF


A cirurgiã-dentista e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), Ivonise Sampaio dos Santos, foi a idealizadora do projeto inicial. Segundo a profissional, a inspiração surgiu da preocupação com o destino das escovas de dentes entregues em kits bucais distribuídos nas ações de promoção à saúde.

“Procuramos associar uma coisa que a gente sempre faz, que é a educação em saúde bucal para as crianças, com um olhar mais sustentável", afirma Santos. “Se o projeto-piloto der certo, vamos ampliar para toda a rede. Queremos sensibilizar as crianças para que sejam multiplicadores em suas casas.”

Na instalação da nova caixa, as crianças também receberam kits bucais gratuitos e assistiram a uma peça teatral com fantoches sobre a importância do descarte apropriado das escovas. 
 

"Procuramos associar uma coisa que a gente sempre faz, que é a educação em saúde bucal infantil, com um olhar mais sustentável", afirma a idealizadora do projeto-piloto, Ivonise Sampaio dos Santos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF


Consciência ambiental 

A oportunidade, segundo Santos, coincidiu com uma atividade feita pelo próprio centro sobre a importância da biodiversidade. “Nesse projeto escolar, cada sala ganhou um nome relacionado aos biomas do Brasil. Portanto, o trabalho da UBS acrescenta ainda mais ao tema, indo ao encontro do que já é discutido no Cepi", conta. 
 

Crianças também receberam kits bucais gratuitos e assistiram a uma peça teatral com fantoches sobre a importância do descarte apropriado das escovas. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF


Residentes

A elaboração do projeto-piloto contou com o apoio das residentes Clifftianny Alves Sousa, Lorranny Rosa de Jesus Xavier e Mariany Lima Tavares do Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para Saúde, da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Junto à equipe da UBS, as profissionais participaram das articulações para a realização do evento, buscaram na literatura as possíveis soluções para um problema observado na realidade da unidade de saúde, idealizaram uma hipótese de solução, inserindo-a na comunidade.

Da redaçãodo Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Governo de Minas divulga resultado final da segunda etapa do...

Estudantes da rede pública contam com mais de 1.160 ônibus d...

GDF realiza encontro para debater políticas públicas voltada...

Obras do Centro de Educação da Primeira Infância do Taquari ...

Sistema de alerta da Cemig já antecipou 1,8 mil ações para c...

Governo de Minas Gerais Estão abertas as inscrições para a 4...

Vergonha

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Campeonato Brasileiro Série A 15ª Rodada – 19.06.2025 – ...

Deputada Jaqueline Silva apoia a reclassificação no Solar da...