Cursos de extensão gratuitos, ofertados em instituições de ensino superior, vão capacitar educadores para promover uma educação mais inclu...
Cursos de extensão gratuitos, ofertados em instituições de ensino superior, vão capacitar educadores para promover uma educação mais inclusiva e antirracista
Educadores da educação básica de Minas Gerais têm uma oportunidade para aprimorar suas práticas pedagógicas. As inscrições para o curso de extensão “Formação para Docência e Gestão em Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”, realizado em parceria com instituições de ensino superior e integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), estão chegando ao fim.
O curso é voltado para profissionais que atuam na educação básica em todo o Brasil, com o objetivo de ampliar o acesso a uma educação mais inclusiva e representativa.
A formação representa uma oportunidade única para educadores aprimorarem suas práticas pedagógicas ao abordar temas como a promoção da igualdade racial, as especificidades da Educação Escolar Quilombola e fomentar a valorização das culturas afro-brasileiras e quilombolas na formação escolar.
As aulas serão gratuitas e ofertadas na modalidade à distância com atividades síncronas e assíncronas, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), permitindo que os educadores apliquem diretamente o conhecimento adquirido em seu dia a dia escolar. O conteúdo inclui temas como políticas públicas de educação para as relações étnico-raciais, a história e cultura afro-brasileira e indígena, além dos desafios enfrentados nas comunidades quilombolas. A carga horária total do curso será de 120 horas.
Inscrições
Em Minas Gerais, as universidades federais de Ouro Preto (UFOP) e São João del-Rei (UFSJ), ainda estão com as inscrições abertas.
Na UFOP, o prazo final para se inscrever nas 3.750 vagas ofertadas é hoje (9/5), O edital está disponível aqui e as inscrições podem ser feitas neste link. Já na UFSJ, os interessados têm até o domingo (11/5), o edital e o link para inscrição estão disponíveis neste link.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário